A Visa divulgou o relatório de sua pesquisa anual, “O Dinheiro Viaja: Adoção de Remessas Digitais 2024”, segundo o qual o Brasil lidera na adoção de remessas digitais transfronteiriças entre os mercados pesquisados, com uma maioria significativa de brasileiros preferindo enviar (80%) e receber (84%) fundos internacionalmente usando apps digitais.
Quase metade (57%) dos utilizadores de remessas esperam usar meios digitais de transferência internacional de fundos com mais frequência nos próximos 12 meses. O Brasil também está entre os três mercados pesquisados que esperam receber mais remessas do exterior este ano.
As pessoas que utilizam remessas acreditam que as transferências digitais não só facilitarão o envio e recebimento de fundos internacionalmente como garantirão transferências de fundos seguras, confidenciais e rápidas. Outro ponto é que os aplicativos digitais são considerados os métodos de pagamento mais seguros (61%) entre os brasileiros que enviam e recebem remessas.
Embora a nova pesquisa demonstre a jornada extraordinária do Brasil na digitalização de remessas, coletivamente, muito pode ser feito ainda para tornar as remessas digitais mais acessíveis e econômicas para muitos brasileiros. Nos últimos meses, a Visa estabeleceu cinco parcerias com instituições financeiras brasileiras que, por meio da rede Visa Direct, aprimoram os pagamentos internacionais P2P (entre pessoas físicas).
O estudo “O Dinheiro Viaja: Adoção de Remessas Digitais 2024” examina como os consumidores enviam dinheiro para o exterior, analisando as taxas, os métodos e os motivos para enviar e receber esses pagamentos vitais. A seguir, alguns dos principais destaques entre remetentes e beneficiários de remessas no Brasil:
A pesquisa foi conduzida pela Morning Consult entre dezembro de 2023 e março de 2024 com uma amostra de mais de 40 mil pessoas que enviam e recebem remessas na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico. As entrevistas foram realizadas online. Os entrevistados de cada país são ponderados com base nas estimativas do censo para idade, raça/etnia, gênero, educação e mercado.
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