
O Brasil, mais especificamente a cidade de São Paulo, ganhou destaque no estudo mundial Global Startup Ecosystem Report (GSER) como um dos 30 ecossistemas mais promissores do mundo. Divulgado durante o evento alemão The Next Web Conference, a cidade ainda garantiu uma posição no top 10 no segmento de fintech.
A posição da cidade não é à toa, já que existem mais de 450 fintechs no país, o que torna o Brasil o maior hub da América Latina. Os dados apontam inclusive, que o crescimento do setor e o aumento da concorrência entre elas tem levado à especialização, fazendo com que muitas startups financeiras busquem nichos pouco explorados de mercado.
“Brasileiros buscarão cada vez mais fintechs para fazer investimentos”, diz executivo
Veja alguns exemplos de fintechs que fazem sucesso no Brasil:
-A Creditoo é uma fintech de crédito que atende um nicho pouco explorado no Brasil, o do consignado para o setor privado. Dados do BC apontam que a maior parte do crédito consignado (cerca de 95%) é destinada ao setor público, ou seja, para o funcionalismo e para beneficiários do INSS. Mas existem mais do que o dobro de funcionários na iniciativa privada no Brasil. Como o consignado é uma modalidade de baixo risco, com desconto em folha, ele “canibaliza” outras linhas de crédito dos bancos, que têm spreads mais elevados. Afinal, para que os bancos vão sugerir consignado privado para os clientes, com taxa média de 2,7% a.m. (BC), se ele pode oferecer um CDC de 7%.
-A Nutrebem é uma fintech que oferece conta digital para cantinas escolares com acompanhamento nutricional. Com a solução, cada aluno possui uma conta, onde o responsável pode ativar e colocar saldo pelo app ou diretamente na cantina. O aluno possui acesso à sua conta nos totens instalados na escola, tanto por cartão magnético como por login e senha. Já os pais podem acompanhar e gerir, em tempo real, os gastos dos filhos. Dessa forma, além de proporcionar mais segurança aos pais em relação ao dinheiro que circula nas escolas, a Nutrebem ainda ajuda as crianças a cuidarem do primeiro dinheiro de suas vidas, que é o do lanche.
-O Celcoin preza pela melhor inserção socioeconômica dos brasileiros. É um aplicativo que transforma qualquer smartphone em um terminal para recebimento de contas e oferece diversos serviços financeiros, como recarga de celular, jogos, passagens rodoviárias, planos de TV e até mesmo venda de créditos para Uber e Netflix. Focado em microempreendedores localizados em regiões afastadas de grandes metrópoles, o objetivo é desenvolver economias locais e melhorar a qualidade de vida do agente e da comunidade. Com a utilização do Celcoin, mais de 14 mil agentes autônomos, pontos de venda e varejistas podem obter uma renda extra oferecendo diversos serviços para seus clientes e contatos. Essa rede fértil de serviços já superou a marca de R$ 8 milhões de bo nificações.
-O Grupo Movile, um dos líderes globais em marketplaces móveis, lançou recentemente a Movile Pay, fintech que soluciona rotinas de cunho financeiros. A solução, hoje, permite aos consumidores pagarem contas em restaurantes pelo QR Code no aplicativo do iFood, além de também facilitar pagamentos offline por meio de terminais POS do próprio iFood. A ideia é democratizar o serviço e oferecer um jeito fácil e rápido de interagir com o dinheiro e, tem como objetivo, incorporar todas as empresas do Grupo e atender o público final de forma mais eficiente.
-O Beblue, é uma fintech de pagamentos que permite ao consumidor aumentar seu poder aquisitivo por meio de recompensa em cashback. Pioneiros no assunto, a plataforma oferece aos estabelecimentos parceiros ferramentas de fidelização e retenção de clientes, por meio de banco de dados, concentra informações relevantes sobre o comportamento de consumo dos clientes, viabilizando a recorrência e aumento de ticket médio, e ajudando os estabelecimentos venderem mais e melhor.
-A REBEL é uma plataforma online de empréstimo pessoal que se destaca por utilizar Machine Learning e Inteligência Artificial para oferecer propostas de crédito personalizadas. Além disso, possui metodologia exclusiva de análise de perfil de crédito, que leva em consideração mais de 2 mil variáveis e, assim, aumenta a eficiência dos processos de aprovação dos empréstimos em até 5x.