Estratégias

Brasil lidera crescimento do mercado de alimentos funcionais na AL

Quinto consumidor mundial, país é responsável por 44% do crescimento da região, seguido por México e Colômbia.

 

O mercado de alimentos e bebidas ligados à saúde e bem-estar movimentou US$ 750 bilhões em 2013. Neste universo, a significativa parcela de US$ 264 bilhões corresponde somente aos produtos funcionais ou fortificados, alimentos e bebidas que contam com ingredientes especiais em suas fórmulas para trazer benefícios para a saúde dos consumidores. Um segmento que desde 2008 cresceu 37,5%, representando o maior crescimento dentro da categoria, que cresceu 27,9% no mesmo período. Os dados são da Euromonitor International.

A America Latina, sozinha, representa US$ 45 bilhões ou 17% do mercado de alimentos e bebidas funcionais, sendo o Brasil responsável por movimentar US$ 14,6 bilhões deste total. Em constante crescimento, em 2013 obteve um índice de 9,9%, o continente representa um mercado chave para o setor. Populoso e apresentando bons índices econômicos, o Brasil lidera esta tendência, representando 44% do crescimento total latino americano, seguido de México, com 17%, e Colômbia com 7%.,

Considerando somente o consumo per capita de alimentos funcionais ou fortificados, os países da América Latina apresentam diferentes níveis de desenvolvimento. O México lidera o consumo per capita com US$ 130,5; seguido por Chile, US$ 78,9 e Brasil US$ 74,8.

A excelente performance brasileira ainda garante ao País uma colocação entre os 10 mercados que mais crescem no mundo. O aumento do poder aquisitivo da Classe C e a maior consciência da população em relação aos benefícios dos alimentos funcionais podem ser creditados como os principais fatores para o sucesso do segmento.

“O apelo deste tipo de produto no Brasil está muito ligado aos atributos para saúde digestiva e controle de peso. Os consumidores brasileiros, especialmente as mulheres, estão sempre preocupados com sua imagem corporal e bem-estar e, conforme suas rendas aumentam, estão dispostos a pagar mais por produtos que possam ajudá-los a manter a silhueta esguia e um estilo de vida mais saudável”, diz Meika Nakamura, Gerente de Pesquisas da Euromonitor International.

Vitafoods South America

É justamente para esta grande fatia de mercado que a Vitafoods South America trabalha na 3ª edição, a ser realizada nos dias 08 e 09 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. De olho no crescente mercado brasileiro, o evento aportou no País em 2012. Desde então, mais que dobrou em área e número de visitantes, reflexo da crescente importância do Brasil neste nicho. “O consumidor brasileiro está se tornando muito mais consciente dos benefícios que os alimentos funcionais podem trazer para o seu dia a dia e as indústrias estão atentas a isso, buscando constantes inovações”, explica Chris Lee, diretor do portfólio Vitafoods e responsável pela organização do evento no País.

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *