Rodolpho Cardenuto vai liderar nova organização global de operações de parceiros da SAP e se reportará ao co-CEO Bill McDermott.
A SAP anuncia a nomeação do brasileiro Rodolpho Cardenuto como chefe de uma nova organização de Operações Globais de Parceiros (Global Partner Operations – GPO), formada sob o comando do co-CEO da empresa, Bill McDermott.
Além das responsabilidades da atual equipe de ecossistemas e canais, a nova organização também gerenciará o SAP Business One, solução de gestão voltada para pequenas e médias empresas (PMEs), os negócios em regime OEM (Original Equipment Manufacturer) e as parcerias estratégicas da empresa ao redor do mundo. Mark Ferrer, atual líder da área de ecossistemas e canais da SAP, continuará na função de diretor de operações de clientes, reportando-se a Robert Enslin, presidente de operações globais de clientes e membro do Conselho Executivo da SAP AG.
Cardenuto traz para a nova função um histórico de sucesso no setor de canais, que inclui crescimento de dois dígitos ao longo de 12 trimestres consecutivos na região da América Latina. Como chefe da GPO, Cardenuto será responsável por acelerar o crescimento em todo o mundo por meio da construção de rotas alternativas para o mercado através do ecossistema de parceiros da SAP.
“A formação da nova organização de Operações Globais de Parceiros é fundamental para ganharmos escala e ampliarmos a adoção SAP Cloud na plataforma SAP HANA”, diz Bill McDermott, co-CEO e membro do Conselho Executivo da SAP AG. “Rodolpho trabalhará com um ecossistema com mais de 11.500 empresas em todo o mundo para realizar o potencial dos clientes e fazer deles negócios bem sucedidos. A nomeação do Rodolpho demonstra que nosso compromisso em relação ao espírito de parceria com o ecossistema SAP nunca esteve tão forte.”
Cardenuto ingressou na SAP em 2008 como presidente para América Latina e Caribe e ano passado ocupava o cargo de presidente da SAP Américas. Tem mais de 25 anos de experiência no setor da Tecnologia da Informação (TI), tendo passado 15 anos na HP em cargos de liderança, incluindo a gestão de vendas no Brasil, além de ter liderado os negócios com PMEs para a região da América Latina.
Com a mudança de Cardenuto para a nova função, a SAP também anuncia que Jennifer Morgan foi nomeada presidente da SAP para a América do Norte. Diego Dzodan é o presidente da SAP América Latina e Caribe. Ambos se reportarão a Enslin.
Jennifer foi anteriormente presidente da SAP para setores regulamentados. Com mais de 20 anos de experiência em liderança, ela tem um histórico no desenvolvimento, venda e implementação de soluções para clientes dos setores privado e público. Antes de ingressar na empresa, trabalhou na Siebel Systems e Accenture, onde supervisionou principalmente grandes atualizações de sistemas em vários setores.
Dzodan tem mais de 15 anos de experiência no setor de TI. Ele se juntou à SAP em 2004 e ocupou importantes posições de liderança dentro da empresa na América Latina, incluindo a função de diretor administrativo para a região sul da América Latina, SAP Brasil e SAP México e América Central. Sob sua liderança, esses mercados alcançaram um crescimento significativo. Antes de ingressar na SAP, Dzodan fundou a Certant, empresa de consultoria regional com foco em integração de tecnologia e negócios. No início de sua carreira, trabalhou em empresas como Aluar Aluminio Argentina, Technit Solutions e Andersen Consulting (Accenture).