Pesquisas2

Brasileiro navegou mais em outubro

ImageDas 36,3 milhões de pessoas que têm acesso à internet em casa, 24,4 milhões navegaram no período por um tempo médio individual de 24 horas e 41 minutos no mês.

Das 36,3 milhões de pessoas que têm acesso à internet em casa, o total de internautas residenciais ativos no Brasil em outubro de 2008 foi de 24,4 milhões de pessoas, 3,0% menos que o mês anterior e 19,1% maior que os 19,9 milhões de outubro de 2008, segundo o Ibope/NetRatings. No entanto, o tempo de navegação por pessoa em outubro foi de 24 horas e 41 minutos, tempo 4,7% maior do que o do mês anterior e 6,4% a mais do que o mês no ano anterior. O país que mais se aproximou do Brasil em tempo individual de navegação foi a França, com 23 horas e 10 minutos.

“Os sites de relacionamento concentram a maior média de consumo por pessoa no Brasil. Em outubro de 2008, a participação de redes sociais, blogs, fóruns e outros sites de grupos de interesse foi de 34,5% do tempo total navegado”, informa José Calazans, analista de mídia do Ibope/NetRatings. “Mas neste momento também cresce o tempo por pessoa em sites de vídeos, email, buscadores, serviços de armazenamento de dados, notícias e games”, completa.

Em audiência única, as categorias que mais cresceram percentualmente no mês de outubro em relação a setembro foram ‘Ocasiões Especiais’, que aumentou 4,2%, e ‘Finanças e Investimentos’, que evoluiu 3,5%. Por causa da crise financeira, a subcategoria de sites de notícias e informações sobre economia e finanças chegou a 11,6 milhões de usuários únicos. O crescimento foi de 12,4 desde setembro e de 23,8% desde agosto. Além disso, de uma média em torno de 20 páginas ao mês, cada usuário abriu 123 páginas em outubro.

O uso dos sites de notícias em geral também cresceu em outubro, devido à procura por informações sobre os resultados das eleições municipais. A audiência única da subcategoria ‘Eventos Correntes e Notícias Globais’ passou de 12,8 milhões em setembro para 13,5 milhões em outubro. A quantidade de páginas consumidas por usuário desse grupo de sites aumentou de 29 páginas em setembro para 37 em setembro.

No período de 12 meses, entre outubro de 2007 e outubro de 2008, a categoria ‘Viagens e Turismo’, com expansão de 33,4%, continuou a registrar o maior percentual de aumento, seguida por ‘Automotivo’, com 26,9%, ‘Notícias e Informações’, com 25,7%, e ‘Finanças e Investimentos’, que cresceu 24,2%.

O total de pessoas com 16 anos ou mais com acesso em todos os ambientes (residências, trabalho, escola, lan-houses, bibliotecas e telecentros), que havia sido de 42 milhões no segundo trimestre, subiu para 43,1 milhões no terceiro trimestre de 2008.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *