Análise Setorial

Brasileiro usa pouco Serviços de Valor Adicionado

ImageO VAS móvel mais utilizado é o SMS e, segundo pesquisa, apenas 3% dos brasileiros acessam a internet via celular.

A quarta edição do MAVAM – Monitor Acision de VAS Móvel, que analisa e monitora os principais indicadores do uso de serviços móveis de valor adicionado na América Latina, aconteceu no dia primeiro de junho em São Paulo e falou sobre o avanço das Redes Sociais na Internet Móvel. O evento contou com a participação de Rafael Steinhauser, presidente da Acision para América Latina, , Ricardo Tude, presidente da Teleco, e André Biancchi, criador do Portal Estadão.

No encontro foi apresentada uma pesquisa que revela que a receita de Serviços de Valor Adicionado (VAS) móvel no Brasil totalizou R$ 2,4 bilhões, o que representa um aumento de 41,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado impulsionou o crescimento de 14,8% da receita de serviço das operadoras de celular nacionais; a Vivo foi a operadora que mais cresceu com 19,6%, se aproximando de operadoras como Vodafone e a SK Telecom.

O VAS móvel mais utilizado no entanto é o SMS, mostrando uma média de 79% de usuários entrevistados, obtendo o índice de 12,9 SMS/celular por mês, mostrando crescimento. Mas em comparação com outro países, o Brasil ainda está atrás. Nos EUA, por exemplo, o índice é de 487 SMS/celular por mês. O que impede os usuários de utilizarem o SMS é o preço cobrado pelo serviço.

Em segundo lugar vêm o download de música com 59%. Já o acesso à internet vem por último, com apenas 3% dos usuários, sendo que a maioria são pessoas que possuem Smartphone.

No entanto, o sucesso da web 2.0 pode alavancar esse número. é eminente no Brasil. “O crescimento das redes sociais é impressionante. Cada vez mais, as pessoas usam canais como o Orkut, Facebook, o Youtube e o Twitter para se comunicar e trocar fotos e vídeos com os amigos. A tendência é esse sucesso se repetir também nos celulares que oferecem acesso à internet”, comenta Steinhauser. Para o executivo, as operadoras devem realizar promoções para reduzir o custo e fazer com que os usuários utilizem esses serviços.

Outro tema abordado na pesquisa foi o crescimento dos serviços de Pagamentos e Banking pelo celular, principalmente em São Paulo, representando 8% e 9% respectivamente. “Acredito que o Internet Banking vai crescer pelo acesso via móvel”, diz Ricardo Tude, presidente da Teleco. Segundo Tude, a tendência é que esse crescimento seja maior nos próximos anos.

O evento encerrou com a palestra de André Biancchi, criador do Portal Estadão, que discursou sobre a grande revolução que o acesso móvel está tendo no mundo. “O que estamos prestes a assistir vai revolucionar a forma como as pessoas se comunicam e também o modo como as empresas lucram”, disse o executivo.

Segundo Biancchi a convergência de serviços, redes e aplicativos colocam o cliente dentro da decisão. “O celular está sendo um dos fatores da cobrança por conteúdo gerado”, afirma. Segundo ele, as operadoras de telefonia móvel tem que se adaptar para sustentar e fazer crescer o mercado de VAS e o acesso móvel.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *