*Por Eduardo Oliveira
De promessa do Sudeste Asiático para uma das plataformas de e-commerce mais potentes do mundo. A trajetória da Shopee hoje consolidada como um dos maiores canais de vendas B2C e B2B, impressiona e inspira.
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Para empresas que desejam entrar neste mercado, e mais ainda para as que já estão inseridas nele, é fundamental estar conectado à Shopee, que já tem o Brasil como um dos maiores mercados em usuários ativos mensais, ultrapassando até a Indonésia, de acordo com a empresa de investimento Bernstein.
Dessa forma, não ter seus produtos vendidos no marketplace é uma desvantagem competitiva avassaladora, independente do mercado em que sua empresa atue. Só para termos uma ideia, os analistas do Grupo Itaú estimaram que o valor dos bens vendidos pela Shopee em 2020 superou o valor de 12 bilhões de reais.
Mas há alguns pontos a serem levados em conta, no momento de integrar operações à Shopee. Um dos mais importantes é a escolha da plataforma de e-commerce e integração. Parceiros de negócio, neste quesito, são tão importantes quanto o próprio negócio, e itens como integrações entre ERP e canal de vendas, por exemplo, devem vir na ponta dos interesses, assim como gestão centralizada, fornecimento e controle de dashboard e informações gerenciais, entre outras.
Com a operação de venda e a gestão de produtos feitas de forma rápida, fácil e intuitiva, as empresas conseguem extrair a melhor experiência de venda na Shopee, sempre de olho na inovação e na tecnologia – pilares que, sem dúvida, descomplicam as peculiaridades dos negócios que envolvem centros comerciais digitais. *Por Eduardo Oliveira é CEO da F1 Commerce.
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