O grupo varejista lança plataforma de comércio eletrônico, cujo objetivo é a integração de formatos de lojas, serviços e relacionamento com o cliente pela web.
O Grupo Carrefour Brasil lança nesta segunda-feira (01/03) um canal de vendas pela internet. O investimento foi de R$ 50 milhões e segundo Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente do Carrefour Brasil, a meta, estabelecida para até 2011, é de se tornar o quinto maior operador de comércio eletrônico no País.
Com a inauguração do novo canal de negócios, a rede varejista pretende integrar em uma plataforma os formatos de lojas (hipermercados, supermercados e atacado), serviços (cartões, seguros, drogarias, turismo) e o relacionamento com os consumidores. “O lançamento é muito mais do que só e-commerce, é uma plataforma de negócios” enfatiza Rodrigo Lacerda, diretor executivo de marketing do grupo.
Para Lacerda, o fato do Carrefour ser o último grupo a entrar no ramo de vendas online, foi considerado vantajoso, porque eles puderam fazer um diagnóstico de mercado e procurar diferenciações nas ofertas online. “Não queremos só vender o produto, mas oferecer soluções para facilitar a vida do usuário, como, por exemplo, informações detalhadas e comparativos de preços entre as marcas disponíveis em nossa loja”.
O portal oferece, inicialmente, nove categorias de produtos para compra, sendo um total de 15 mil itens disponíveis: eletrônicos, informática, eletrodomésticos, telefonia, eletroportáteis, beleza e saúde, cine e foto, utilidade domésticas, além de cama, mesa e banho. Até o final do ano, a previsão é de contar com mais de 80 mil produtos.
A estratégia de marketing para a divulgação do portal está alinhada com o novo posicionamento de empresa no País. Pela primeira vez as marcas Carrefour, Atacadão e Dia% assinam as campanhas publicitárias, a fim de mostrar a amplitude dos negócios oferecidos.A página também será anunciada dentro das próprias lojas físicas.
A companhia não informou expectativas de faturamento do canal, alegando que primeiro quer avaliar como serão aceitos pelos e-consumidores. O www.carrefour.com.br levou sete meses para ser desenvolvido e contou com trabalho direto e indireto de aproximadamente 160 pessoas. O projeto contou com alguns parceiros: a IBM para integração e hosting, a Accurate para o desenvolvimento da página e a Uniconsult para ERP.