
O Grupo Casas Bahia deu um passo significativo na modernização de seu marketplace online com a implementação do projeto “Enriquecimento de Catálogo”. A iniciativa, baseada na inteligência artificial generativa (GenAI) do Google Cloud, buscou gerenciar o cadastro de cerca de 300 mil novos produtos por dia, garantindo a qualidade e consistência das informações.
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Antes do uso da IA generativa, inconsistências nas descrições e classificações dificultavam a experiência do consumidor, comprometendo tanto a busca por produtos quanto a decisão de compra. Com a implementação do projeto, 95% de todos os produtos cadastrados na plataforma são corretamente classificados em categorias apropriadas e têm atributos detalhados preenchidos automaticamente, eliminando problemas anteriores em que itens, como uma geladeira, acabavam registrados em categorias genéricas ou equivocadas.
No caso dos atributos, produtos que antes não tinham características relevantes para auxiliar o cliente em sua escolha ou facilitar na exploração do catálogo, passaram a ser gerados por GenAI. Produtos que estavam sem dimensão, capacidade, resolução de tela, entre outros passaram a ter. O sucesso desse enriquecimento já está em 90%.
Benefícios do projeto
Filipe Jaske, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Casas Bahia, diz que o projeto traz ganhos significativos para quem vende em seu marketplace na hora de cadastras novos produtos, além de proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes.
A expectativa é de que a GenAI beneficiará não apenas a escolha do consumidor como também a performance de outros modelos preditivos já presentes na plataforma de venda como os modelos de busca, recomendação, escolha do produto similares, entre outros.
Outro marco significativo é que 50% de todos os cadastros já não dependem mais de revisões manuais para atender atributos obrigatórios exigidos por órgãos reguladores. Anteriormente, a equipe precisava intervir manualmente para tratar casos críticos de maneira pontual. Com a evolução dos testes e a implementação progressiva, a expectativa é atingir quase 100% de automação para todos os produtos cadastrados.
O projeto também teve impacto significativo para os colaboradores da Casas Bahia. Ao automatizar tarefas repetitivas e consumir menos recursos humanos para a gestão do catálogo, a empresa conseguiu direcionar suas equipes para atividades mais estratégicas.
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