Economia Digital

Centro de inovação fundado pela Algar Telecom divulga resultados de seleção internacional de startups

O Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, em parceria com o TICE.PT (Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrônica de Portugal) e o Nexus (hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos), realizou nos meses de junho e julho o processo de inscrições para o Brain Open – Edição Internacional, seleção para trabalhar em conjunto com startups/empresas de outros países. Quatro foram selecionadas para seguirem no programa, entre 152 inscritas de 17 países, entre eles Argentina, Canadá, Chile, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México e Portugal.

 

CONTEÚDO RELACIONADO – Algar Telecom aposta em soluções IoT para monitoramento de ativos

 

A proposta era encontrar startups com soluções nas categorias temáticas de Smart Home/Office, voltadas para clientes B2B que trabalham em modelo híbrido (escritório físico e home office); e Espaços de Uso Coletivo, para os que atuam em locais públicos, com grande fluxo de pessoas e ativos, sejam eles públicos, como parques, ou privados, como indústrias e shoppings. A ideia é que as tecnologias desenvolvidas em conjunto sejam replicáveis e levem em conta bem-estar, segurança, monitoramento, prevenção e melhoria da experiência de consumo. Como critério, as startups precisavam estar no mínimo na fase de tração e com clientes ativos.

Na primeira etapa, 78 startups foram analisadas no aspecto da conexão com os desafios do programa e 14 selecionadas para apresentação do Pitch Deck para os executivos do Brain e da Algar Telecom. Após a apresentação, foram escolhidas quatro: Sirros IoT (Brasil), de soluções de IoT para aumentar a produtividade e eficiência de indústrias; Assetflow (Portugal), que conta com um software de inteligência artificial que analisa o comportamento e otimiza o fluxo de pessoas; Bloq.it (Portugal), que oferece uma solução de software universal e padrão para smart lockers; e Nexton (Itália), especializada em tecnologias inteligentes de TIC que desenvolve sensores externos, usando tecnologia sem fio.

“Estamos muito felizes que a nossa empresa foi selecionada para fazer parte do Brain Open, por ter a oportunidade de criar uma parceria estratégica com a Algar Telecom e entrar no mercado brasileiro. Durante o programa, nossa ambição é conhecer melhor a companhia e os seus parceiros para resolver os seus desafios atuais e trazer ainda mais valor para os seus negócios”, comentou Katya Ivanova, CEO da Assetflow, de Portugal.

A próxima fase consistirá em um processo de aceleração pocket, voltado para o desenvolvimento de Business Cases para a Algar Telecom. Os negócios serão refinados a partir de workshops, mentorias e provas de conceito. Com isso, as startups estarão preparadas para o Demoday, evento que marcará o encerramento do programa, no mês de setembro. Após essa apresentação final, todas as quatro startups poderão ser escolhidas e dar continuidade ao trabalho conjunto com a Algar Telecom, garantindo a escalabilidade do seu negócio.

A iniciativa foi pensada com o objetivo de internacionalizar parcerias de negócio relevantes, com foco em desenvolver soluções aderentes ao mercado e com sinergia para a Algar Telecom. “Para resolver as necessidades ou dores dos clientes, o Brain sempre atuou com o modelo de parceria para o desenvolvimento de soluções disruptivas, trabalhando em colaboração com diversos agentes externos. Fizemos uma primeira seleção em Israel e tivemos uma experiência muito boa. Agora, demos um passo além e ampliamos o programa para ecossistemas de outros países, principalmente Portugal e América Latina. Assim, iremos expandir a atuação internacional do Brain e incorporar novas trocas de expertise entre diferentes mercados e culturas”, conclui Zaima Milazzo, presidente do Brain.

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *