Akna

Centro Universitário FEI atualiza data center e aprimora operações de TI

Tecnologia facilitou o acesso de alunos e professores da instituição educacional.

No processo de transformação digital por que passa a sociedade, o setor de educação não foge à regra. Escolas e universidades vêm encontrando na Tecnologia da Informação uma aliada na busca de maior eficiência em seus processos administrativos e pedagógicos. O Centro Universitário FEI (Fundação Educacional Inaciana) é um exemplo: migrando a tecnologia de virtualização para VMware e adotando a solução de hiperconvergência, conseguiu atualizar seu data center, ganhou melhor desempenho operacional, maior segurança e facilidade de acesso para o seu público acadêmico.

“Estávamos com uma solução já defasada, sem a visibilidade adequada da rede, dos servidores, dos nossos recursos. Havia a necessidade de melhorar o panorama de gerenciamento e também de oferecer mais desempenho para o usuário final. Além disso, tínhamos um problema com a solução de backup e precisávamos melhorar a produtividade da equipe de TI, excessivamente ocupada com questões operacionais”, descreve Marcio Belotto, chefe de Tecnologia e Redes da Coordenadoria Geral de Informática da FEI.

Nesse caminho de modernização, foi fundamental o apoio de bastidores prestado pela Westcon, como distribuidora no país das tecnologias selecionadas, como da Added, integradora de soluções que atende diretamente a FEI. “Quando a Added, que já vinha trabalhando conosco, sugeriu a migração para o ambiente VMware, a gente sentiu muita segurança”, diz Belotto.

Alunos e professores são beneficiados

Na universidade, o usuário final passou a sentir os benefícios no dia a dia. Nos períodos de inscrição para os processos seletivos, por exemplo, o fluxo de acessos ao site aumenta exponencialmente. Se antes havia um enorme gargalo, depois da migração foi nítido o ganho de performance.

Outro exemplo diz respeito aos períodos de pré-prova. Nessas ocasiões, as equipes do Learning Management System (LMS) atuam fortemente no apoio aos alunos. Cresce muito o número de acessos ao portal, que chega a seis mil acessos simultâneos – um volume que, no passado, ocasionava quedas no sistema. “A melhora no desempenho foi muito perceptível tanto para os estudantes como para o corpo docente”, afirma Belotto.

Diante de tantas conquistas, Marcio Belotto ressalta o trabalho realizado pela Westcon/Added para chegar-se à implementação de todo o projeto na FEI. “Existe todo um caminho que vai do fabricante até a instalação e operação dos sistemas. Tudo funcionou perfeitamente para atingirmos os resultados que esperávamos. Foi uma excelente escolha que fizemos, com ótimos resultados tanto para os usuários – que sentem as vantagens quando clicam, digamos – como na operação do data center”, finaliza Marcio Belotto.

Para Kleber Oliveira, gerente de canais da VMware, as novas necessidades dos negócios e o grande aumento da capacidade de dados armazenados pressionam os gestores da área de TI a desenvolverem, de forma eficiente, projetos que atendam à essa nova realidade, otimizando custos, de forma rápida e simplificada. “Soluções de hiperconvergência vêm conquistando espaço nesse cenário, principalmente por combinarem, de forma centralizada, componentes virtuais e físicos de uma infraestrutura, tais como servidores, redes e storage, em um único dispositivo controlado por software”.

Compartilhe: