
A CenturyLink, provedora global de telecomunicações e TI, completou seus planos de ampliação de fibra ótica na região Nordeste, conectando as cidades entre Fortaleza (CE) e Salvador (BA) com uma infraestrutura de 2,3 mil quilômetros, aproximadamente. A infraestrutura da empresa, concentrada na capital do Ceará, servirá como um ponto de conexão entre suas redes terrestre e submarina, fornecendo conectividade direta a seus cerca de 720 mil quilômetros de rotas de fibra em todo o mundo.
Vivo chega a cem cidades com fibra óptica
Ao longo do seu percurso, esta nova rota habilita serviços de transporte e IP (Internet, IP VPN e EVPL de alta capacidade), além de disponibilizar o acesso ao portfólio completo de produtos globais da CenturyLink e a uma diversidade de rotas de fibra, para a implementação de ambientes de contingência.
Com a ampliação, a empresa também espera oferecer infraestrutura e suporte local para mais empresas do Nordeste, em conjunto com uma conectividade global, criando assim um portal para o intercâmbio de informações tanto nacional como global. A rede tem capacidade para transmissão de 300 gigabits.