Política

Cerca de 1,5 mil municípios brasileiros não contam com banda larga de qualidade, segundo Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou ontem (5/6) os dados preliminares de uma pesquisa que avaliou o alcance das tecnologias de acesso à Internet no País. De acordo com o prognóstico, que deve começar a ser feito anualmente, 1,5 mil municípios não contam com banda larga de qualidade – o Brasil conta com 5.570 cidades. Além disso, a banda larga móvel não alcança nem 2 mil distritos, deixando 4 milhões de pessoas sem acesso móvel.

Anatel pretende encaminhar nova lei para o Fust ao MCTIC na próxima semana

Os dados foram apresentados por Rodrigo Abdala, assessor do Conselho Diretor da Anatel, que participou de painel no Encontro Nacional de Provedores 2019, realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) em São Paulo (SP). De acordo com ele, os dados serão analisados na próxima reunião do Conselho e vão servir de base para aplicação de políticas públicas.

Uma delas é passar a obrigar a distribuição de conectividade 3G em áreas rurais e estradas, mas não há definição quanto a distância do centro da cidade ou mesmo quais estradas. Hoje, as operadoras são obrigadas a levar o 3G até 30 quilômetros da sede dos municípios. Também pretendem levar o 4G a todas as cidades – faltam 1 mil, segundo Abdala – e aumentar a velocidade da banda larga fixa em 2,5 mil municípios.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *