Equipamento é preparado para redes de 6 TB/s a 192 TB/s e busca atender tráfego metropolitano de 5G e nuvem
A Ciena lançou o WaveRouter, uma arquitetura de plataforma projetada idealmente para a rede metropolitana convergente. Unificando de forma simplificada as funcionalidades de IP, óptica e computação em uma única plataforma, o WaveRouter tem escalabilidade preparada para redes de 6 TB/s a 192 TB/s, atendendo às necessidades dos provedores de serviços que lidam com uma enorme demanda de tráfego.
O WaveRouter busca oferecer suporte ao crescimento do tráfego metropolitano gerado por serviços que consomem muita largura de banda, como o 5G, banda larga de alta velocidade, serviços corporativos para empresas e a nuvem.
Dando origem a uma nova arquitetura híbrida flexível que une chassi tradicional e arquitetura leaf-spine, o WaveRouter utiliza o WaveLogic da Ciena, tecnologia óptica com controle e automação inteligente de multicamadas para alto desempenho, de operação simples. Ele atende às rigorosas demandas das redes metropolitanas, reunindo o melhor da arquitetura de plataforma, tecnologias de transporte e software para eliminar compensações relacionadas ao espaço, energia, refrigeração e escalabilidade.
A Ciena diz que as operadoras e provedores de Internet querem simplificar as redes usando a convergência para obter vantagens competitivas em um mundo sempre conectado, ainda mais com a adoção da nuvem. Com a abordagem do WaveRouter, que combina IP, óptica coerente e fotônica flexível voltados para operações multicamada, a fabricante diz oferecer desempenho real e vantagens energéticas.
O WaveRouter estará amplamente disponível no terceiro trimestre de 2023.
Benefícios do WaveRouter, segundo a Ciena:
- Gerencie serviços de rede óptica e IP em uma única interface com o controlador de domínio multicamada Manage, Control and Plan (MCP) da Ciena, que reduz os custos operacionais e propicia o desempenho e o crescimento ideais da rede.
- Forneça transporte adaptável de alta potência com o menor custo por Mega com a otimização de desempenho integrada e a óptica coerente conectável, com capacidade dinâmica a partir de 400 GB/s e escalável até 1,6 TB/s.
- Maximize a capacidade de atualização com slots universais compatíveis com interfaces de malha e E/S.
- Alcance metas ambientais e de sustentabilidade com implantação flexível em racks e fileiras não adjacentes, resfriamento e cabeamento com eficiência energética e distribuição de energia protegida e paga conforme o crescimento.
- Realize a expansão da malha em serviço com uma matriz de comutação extensível que oferece maior desempenho sem degradação da operação, permitindo mais escalabilidade.
- Escale sem concessões com a computação elástica, que permite o redimensionamento da capacidade de computação independentemente das funções de roteamento.
- Experimente a interoperabilidade total com as famílias 5100 e 8100 da Ciena para alcançar máxima eficiência operacional.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.