Casos de sucesso

CIOs devem adotar novo estilo de liderança para conquistar oportunidade digital, aconselha Gartner

Em pesquisa realizada com mais de 2.800 CIOs, executivos reconhecem que o mundo digital apresenta novos níveis de riscos e 69% dizem que a disciplina da gestão de riscos não está correspondendo.

 

À medida que as tecnologias e tendências colocam a digitalização no foco central dos negócios, os CIOs têm a oportunidade de se tornarem líderes digitais. A constatação é do Gartner 2015 CIO Agenda, pesquisa global realizada com 2.800 CIO pelo Gartner, consultoria em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia.

Seis áreas emergentes e potencialmente preocupantes para o CIO, segundo Gartner

O estudo mostra que executivos estão conscientes que precisam mudar para ter sucesso no mundo de novas empresas digitais. Dos entrevistados, 75% reconhecem que precisam adaptar seu estilo de liderança nos próximos três anos.

Os 2.800 CIOs respondem, juntos, por mais de US$ 397 bilhões em orçamentos de TI em 84 países. O relatório ‘Flipping to Digital Leadership: The 2015 CIO Agenda’ (em português: Lançando a Liderança Digital) representa uma análise abrangente das oportunidades de negócios digitais e indica as ameaças para as estratégias dos executivos da área.

A última pesquisa do Gartner — ‘Taming the Digital Dragon: The 2014 CIO Agenda’ (em português: Domando o Dragão Digital) — explorou a chegada da terceira era da TI Empresarial, na qual as informações e a tecnologia fizeram uma contribuição diferente para os negócios, menos ligada à eficiência e à eficácia dos processos internos do que à viabilização da criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio. Pouco menos que um ano depois, a terceira era chegou, e, cada vez mais, a digitalização está determinando quem são os vencedores e os perdedores em todas as indústrias.

De acordo com o Gartner, 89% dos CIOs concordam que, além das boas vantagens que a digitalização traz, o mundo digital apresenta novos níveis de riscos, muito diferentes, e 69% responderam que a disciplina da gestão de riscos não está correspondendo. Portanto, os executivos precisam analisar, juntamente com a empresa e os líderes das áreas, se a gestão dos riscos está se adaptando na velocidade necessária.

A melhor notícia para os CIOs é que, apesar do aumento das funções, como ‘chief digital officer’ (em português: diretor digital), eles não estão condenados a ser observadores da evolução digital. De acordo com o estudo, 41% dos CIOs se reportam aos seus CEOs. O dado representa a chegada a um dos mais altos níveis jamais alcançados, um resultado da narrativa digital que ganha espaço na sala da diretoria e no comitê executivo. Uma evidência ainda maior da oportunidade dos CIOs é que a pesquisa revela que os CEOs esperam que eles liderem o impacto digital durante esse período de transição.

Conforme a pesquisa anterior, os orçamentos de TI não estão crescendo muito. A média dos investimentos no setor vai aumentar apenas 1% entre 2014 e 2015. Os CIOs estimam que 79% dos gastos com TI estarão ‘dentro’ do orçamento (pouco acima do ano passado), mas grande parte da inovação digital pode e será financiada fora dos gastos planejados.

Talvez, a maior dificuldade, quando se trata da oportunidade digital para os CIOs, seja o fato de que a disciplina de TI da maioria das empresas tenha desenvolvido uma série de comportamentos e crenças durante muitos anos, que são inapropriados para explorar as oportunidades digitais e responder às ameaças digitais. A maioria das empresas ainda pensa em inovação em termos de paradigma tecnológico. Se isso continuar, a oportunidade digital poderá ser perdida. A liderança digital significa mudar o enfoque, o legado para digital, assumindo que todas as soluções sejam baseadas na Nuvem, projetadas para serem móveis e altamente contextualizadas, além de procurar explorar dados não estruturados e fazer experimentos com base em dados.

A maioria das empresas e seus CIOs concentram-se desproporcionalmente no que pode ser medido mais facilmente (por ex.: os custos de TI), em vez de se concentrarem no que é mais valioso, ou no que requer mais atenção (por ex.: o valor de desenvolver uma capacidade digital) – outra situação que deve mudar.

Os resultados apontam que os CIOs já sabem disso. A pesquisa indica que 73% dos CIOs pesquisados mudaram seu estilo de liderança nos últimos três anos e 75% precisam mudar seus estilos nos próximos três anos de liderança de ‘primeiro controlar’ para ‘primeiro ter visão’.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.