Pesquisa mostra que os executivos de segurança estão alinhando suas estratégias com o objetivo do negócio
A Check Point Software, em colaboração com a consultoria IDC, lançou uma pesquisa conjunta intitulada A Mudança do Papel do CISO que abrangeu 847 tomadores de decisão globais em cibersegurança (50 deles do Brasil). O estudo revelou uma mudança estratégica: os entrevistados estão migrando de uma postura de receio para uma mentalidade de crescimento, alinhando as estratégias de cibersegurança com os objetivos de negócio.
CONTEÚDO RELACIONADO: No Brasil, empresas estão abaixo de um padrão desejável de cibersegurança
Com a desaceleração econômica atual, os CISOs estão sob pressão para fornecer segurança cibernética eficaz sem comprometer as iniciativas de crescimento dos negócios. As organizações procuram modernizar as infraestruturas de TI como base para a transformação digital, apontando para a necessidade de estratégias de segurança que apoiem, em vez de impedir, o progresso.
Diante disso, a pesquisa destaca uma transformação no papel dos CISOs que estão ainda mais conscientes dos negócios. Esta transformação é caracterizada por uma mudança de posturas de segurança tradicionais baseadas no medo para as estratégias orientadas para o crescimento que se alinham com os objetivos globais do negócio.
Já com relação à dinâmica complexa entre CIOs e CISOs, a pesquisa indica alinhamento e divergência nas prioridades. Embora 94% dos CIOs expressem satisfação com as funções de CISO, há uma necessidade evidente de uma melhor colaboração para alinhar as prioridades de TI e de segurança, especialmente em torno da resiliência empresarial e das iniciativas digitais.
É evidente um foco significativo na modernização da TI para enfrentar novos desafios de segurança, com 65% das organizações planejando alocar 1% a 9% dos seus orçamentos de TI/segurança para IA generativa nos próximos 18 meses. Este investimento reflete o papel crítico dos CISOs na orientação da modernização das TI para alcançar melhores resultados de negócios e destaca a importância da sustentabilidade ambiental nestes esforços.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).