
Como parte do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da CI&T, multinacional brasileira especialista em digitalização, o Cognitive LAB nasce em conjunto com o Instituto de Computação da Unicamp (IC/Unicamp) e clientes da companhia. O programa tem por objetivo analisar de forma rápida e automática grandes volumes de conversas (voz e texto) de consumidores/clientes.
CONTEÚDO RELACIONADO – PUC-Campinas e Ativy fecham acordo para criação de novos projetos de inovação e empreendedorismo
A partir disso, visa-se desenvolver soluções digitais de inteligência artificial para melhorar a qualidade e assertividade em operações como atendimento a clientes (call centers/customer care), vendas, cobrança, entre outros.
Na era de foco no consumidor, a capacidade das máquinas entenderem diálogos em linguagem natural, criando compreensões e recomendações assertivas, gera um conjunto de vantagens competitivas e diferenciadas para as empresas. Isso inclui velocidade de resposta, precisão e compreensão imediata de reclamações e comentários dos usuários. Adicionalmente, potencializa o entendimento de oportunidades de mercado e permite que as empresas atuem de forma muito mais rápida, certeira e eficiente com seus públicos.
O Cognitive LAB explorará trabalhos na literatura científica, combinando ferramentas existentes e propostas novas e originais de soluções para análise semântica e inferência sobre diálogos em linguagem natural. Objetiva-se aprimorar o poder de análise e resolução da solução computacional com base em técnicas de processamento da língua portuguesa.
Do IC/Unicamp participará um time de pesquisa com professores, bolsistas incluindo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. A equipe estará dedicada a superar desafios sobre a análise semântica de diálogos em língua portuguesa.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.