
A Claroty, empresa de segurança para sistemas ciberfísicos (CPS, Cyber-Physical Systems), anunciou a oferta do Claroty xDome, uma nova plataforma de segurança cibernética industrial baseada em nuvem. A solução visa atender uma demanda de empresas de missão crítica, que dependem da atuação de sistemas legados com tecnologias atuais, abrindo brechas de segurança.
A Claroty xDome atende a essa necessidade, apoiando a jornada completa de segurança do CPS para cada organização — independentemente dos tipos de sistemas ciberfísicos que sustentam as suas operações, a sua fase de maturidade atual ou a sua arquitetura de rede. Isso implica:
- Um inventário completo de ativos IoT é fundamental para a segurança do CPS e alcançá-lo requer a combinação de vários métodos de identificação de ativos, adaptados às necessidades específicas de cada ambiente. Enquanto outras soluções SaaS dependem exclusivamente de monitoramento passivo, o xDome oferece isso e outros métodos, proporcionando aos clientes a descoberta efetiva de ativos, a facilidade e a escalabilidade do SaaS.
- Gerenciamento de riscos e vulnerabilidades, contando com o apoio de uma equipe de pesquisadores especializada e premiada no mercado. Barreiras fundamentais para a resiliência, as vulnerabilidades são predominantes em ambientes industriais. xDome elimina essas barreiras correlacionando cada ativo com as descobertas do Team82 (reconhecido braço de pesquisa da Claroty), e com seu banco de dados de falhas descobertas, fornecendo pontuação de risco personalizada e orientação de correção, para que os clientes possam priorizar e mitigar os riscos mais importantes.
- Controles de segmentação de rede que protegem contra riscos crescentes. A segmentação eficaz é essencial para minimizar a exposição a riscos cibernéticos e operacionais, mas implementá-la pode ser difícil e até perigosa devido à complexidade, fragilidade e criticidade do CPS. xDome supera esse desafio, definindo claramente políticas de segmentação que podem ser aplicadas de forma automática e segura, por meio da infraestrutura existente.
- Recursos de detecção e resposta para combater ameaças conhecidas e desconhecidas. Reconhecendo que nenhum ambiente é imune às ameaças, xDome equipa os clientes para identificar e corrigir rapidamente vetores de ataques, identificar e responder a indicadores iniciais de ameaças conhecidas e desconhecidas, integrar esses recursos com ferramentas SOC e fluxos de trabalho existentes.
Resultado da aquisição da Medigate pela Claroty em janeiro de 2022, o xDome marca o próximo passo na missão da companhia de proteger todos os CPS em IoT, combinando a experiência de domínio da Claroty e da Medigate, e tecnologias específicas para ambientes industriais e de saúde em uma única plataforma.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.