O governador do Ceará Elmano de Freitas acordou com representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, para oficializar o novo espaço da Usina de Dessalinização do Ceará (Dessal Ceará).
A usina continuará na Praia do Futuro, mas agora a um quilômetro do antigo local. No terreno inicialmente planejado, o Governo do Ceará implantará um Centro de Tecnologia, aproveitando a disponibilidade de redes de dados proporcionada pelos cabos submarinos e data centers.
Outro assunto que consta nas tratativas é o aproveitamento do antigo local da Dessal. A ideia é a construção de um Centro Tecnológico, em parceria com as empresas de telecomunicações, devido à infraestrutura que já existe no entorno. O empreendimento está sendo estudado para funcionar como um Hub de Telecomunicações, para facilitar a atração de empresas na área de tecnologia; servir como um local de desenvolvimento e incubação de startups; além de possibilitar a formação de mão de obra qualificada para o setor.
Representando empresas de telecomunicações que têm instalações na Praia do Futuro, Luiz Henrique Barbosa, presidente executivo da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp), comemorou o resultado do diálogo entre as partes. “Estamos satisfeitos com o que foi apresentado pelo governador, Cagece e Dessal. Conseguimos achar um termo onde o interesse do povo do Ceará sai atendido, quando se trata da segurança hídrica tão sonhada no estado, e a proteção da infraestrutura de telecomunicações que já existe na Praia do Futuro”, pontuou.
De acordo com Henrique, esse momento abre novas perspectivas de investimento na área de telecomunicações para o Ceará. “Temos uma infraestrutura robusta, ela tem tudo para ter novos investimentos, já que estamos passando no mundo por uma transformação importante, que tem que haver com data centers e inteligência artificial, e o Ceará está muito bem posicionado por ter energia eólica, solar e hidrogênio verde”.
Presente na reunião, o presidente da Anatel, Vicente Bandeira de Aquino Neto, mostrou-se satisfeito com a apresentação do novo local para a Dessal. “A Anatel se sente extremamente satisfeita com a proposição. Certamente nós vamos internalizar isso junto à agência, mas, pela análise preliminar, já feita até aqui, a propositura atende tudo que a Anatel se propôs”.
Satisfeito com o diálogo desenvolvido, Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital – o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel, Celular e Pessoal – chamou a decisão de “solução equilibrada”: “Chegamos a uma solução equilibrada, que vai atender tanto ao Governo [do Ceará], quanto a população do Ceará, mas também as empresas de telefonia. Com esse resultado esperamos que teremos o seguimento desse grande projeto, permitindo internet para todos e ainda assegurando água para a população de Fortaleza”, compartilhou. (Com informações do Governo do Estado do Ceará)
Participe das comunidades do IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn, WhatsApp e X (Twitter).