As indústrias e os serviços de varejo estão atingindo níveis inéditos de digitalização para ganhar competitividade. Segundo levantamento da CNI, desde o início da pandemia, empresas com tecnologias de indústria 4.0 lucraram mais e até conseguiram ampliar o quadro de funcionários.
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No mercado brasileiro, a startup campineira Solvian se destaca por oferecer uma solução de monitoramento por sensores IoT (internet das coisas) – que avaliam o funcionamento de máquinas e motores, medindo vibração e temperatura, identificando ocorrências fora do padrão, e integrando os dados em uma plataforma SaaS que alerta e auxilia na manutenção preditiva. Sem contar o monitoramento de diversas variáveis em ambientes industriais e corporativos como: refrigeração (geladeiras e freezers), utilities (água, energia, gás), ambientes (CO₂ / temperatura / umidade / ruído e luminosidade / fluxo de pessoas), localização de equipamentos.
Com tecnologias próprias, a startup triplicou o faturamento em 2021, atingindo R$ 4 milhões, e já conquistou 40 clientes, entre eles, um dos maiores aeroportos do Brasil e uma das maiores indústrias de pneus do mundo, desde que foi fundada em 2014, como o braço de tecnologia do Grupo ATMA – holding que administra a LIQ (contact center) e a Elfe (Manutenção industrial) – que emprega mais de 25 mil funcionários. A meta agora é passar dos atuais R$ 4 milhões de faturamento para, pelo menos, 10 milhões até Julho de 2022.
A empresa afirma que o crescimento observado é resultado de seu diferente modelo de negócio. “Aqui no Brasil, existem poucas empresas com propostas de negócio similares, e elas ainda oferecem tecnologias separadas. No mercado, algumas podem ter sensores, mas os softwares ainda não atingiram o mesmo nível de análise preditiva, que requer anos de aprimoramento. Ou uma empresa tem solução para energia, ou para qualidade de ambiente e luminosidade, a outra para refrigeração, mas o cliente final precisa falar com vários fornecedores. A fortaleza da Solvian é justamente ser esse integrador e agregar todas as soluções”, afirma Daniel Vilas, diretor geral da Solvian.
Segundo ele, como a empresa é focada em IoT, tem mais velocidade para entregar as soluções ao mercado. “Começamos fornecendo tecnologias das quais o grupo necessitava. Nos últimos dois anos, manutenção preditiva começou a ser vista como vantagem competitiva, e focamos na utilização de IoT com inteligência artificial para poder ajudar as empresas a tomar decisões mais rápidas e assertivas de negócios”, explica Vilas.
IoT alcançará todas as indústrias e serviços de varejo
A principal tecnologia da startup – Machine Flow – usa dados de aceleração, vibração e temperatura de cada máquina para encontrar problemas no fluxo de produção. O sensor pode ser instalado pela própria empresa cliente nos equipamentos a serem monitorados.
Uma vez na máquina, o dispositivo da Solvian consegue detectar anomalias no equipamento, enviar a um software que usa algoritmos matemáticos para predizer um prazo de quebra, e avisar aos gestores de manutenção antes que a produção precise ser paralisada. Ou seja, preventivamente, o software consegue informar para o cliente que tal equipamento vai ter problema e arrisca a prever uma data de quando pode quebrar. O disparo de alarmes acontece em tempo real por e-mail e mensageria via Telegram, por exemplo.
“O grande diferencial é nosso software próprio integrado ao sensor, desenhado com inteligência artificial pelo nosso time de engenheiros, e aprimorado constantemente, até chegar ao ponto de conseguir fornecer tantos insights e indicadores por Business Intelligence para as empresas”, diz Vilas.
Segundo o diretor, cada alerta tem até 90% de efetividade na identificação de falhas. Para citar um exemplo, a economia gerada pode chegar a R$ 250.000 para uma empresa que tem máquinas que operam 10 horas por dia, capazes de produzir R$ 5.000/hora, se for evitado que fiquem paralisadas por 05 dias. As empresas pagam uma mensalidade para usar o software de análise preditiva. Em média, o preço é acessível e se paga em alguns meses.
Além do monitoramento via sensores, outra solução da empresa que não pára de crescer é uma plataforma web e mobile para gestão de operações, equipes internas e times de campo (facilities). A solução gerencia data centers, bancos, aeroportos, hospitais, lajes corporativas, entre outros. O software é simples de operar, facilita o controle de ativos e ajuda a reduzir custos operacionais. Ainda organiza a agenda de trabalho de diversas equipes, do colaborador ao fornecedor.
Juntas, as duas soluções já estão em mais de 50 operações de grande porte, sendo utilizadas por mais de 21.000 usuários, gerenciando mais de 500.000 assets cadastrados, e contabilizando mais de 5 milhões de operações resolvidas.
Uma multinacional de consultoria de gestão, TI e outsourcing, é um exemplo de empresa que está usando a solução da Solvian de gestão de operações para monitorar se os chamados de assistência e manutenção que recebe estão sendo cumpridos dentro do acordo de nível de serviço (ou Service Level Agreement – SLA). No setor de bancos, por exemplo, a tecnologia ajuda a controlar o fluxo de pessoas.
Expansão do negócio
Para continuar inovando e expandindo, a empresa investe em seu time de engenheiros e departamento de Pesquisa & Desenvolvimento, que a colocam em uma posição única no mercado, como integradora de todas as necessidades de qualquer tipo de indústria e serviços de varejo, em uma solução completa.
A startup tem sido procurada por gestoras de shopping centers, prédios corporativos e de aeroportos interessadas nos seus produtos. Nesse último espaço, a startup ajuda a evitar falhas nos sistemas de esteiras de bagagem, escadas rolantes e nos elevadores, permitindo que as concessionárias consigam disponibilizar o perfeito funcionamento aos usuários, que gostam de ter agilidade nos aeroportos, e cumprir os tempos de atendimento ao cliente. Com a solução de monitoramento IoT, o GRU Airport, maior aeroporto da Amérida do Sul, conseguiu uma redução significativa no tempo de manutenção dos equipamentos, além de garantir qualidade de atendimento ao cliente e evitar multas.
A meta agora é aproveitar a capilaridade do grupo para inserir as soluções de tecnologia em boa parte das empresas já clientes da holding, além de expandir a equipe de vendas para acessar novas empresas e novas indústrias.
Geralmente o mercado não pode gastar muito tempo para ver um problema e ser eficiente para resolvê-lo. Em diversos setores, a tomada de decisão rápida e assertiva depende do acesso rápido aos dados em tempo real, ou seja, a manutenção preditiva é um caminho sem volta. Então, a proposta da Solvian é oferecer tecnologia para dar essas respostas rápidas para o mercado de uma maneira geral, com uma solução de conexão IoT com relação custo x benefício única no mercado.
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