A tecnologia tem sido a grande aliada do aplicativo de mobilidade 99 para garantir a usuários do serviço maior segurança nas viagens. O balanço da empresa relativo ao primeiro semestre de 2021, aponta que houve redução de 20% nas ocorrências de segurança contra motoristas parceiros, por milhão de corridas, em todo o país. Os estados que apresentaram as maiores quedas foram Rio Grande do Norte, com redução de 66%, Roraima (-57%) e Sergipe (-51%). Minas Gerais fechou com queda de 49%, Rio de Janeiro diminuiu 30% e São Paulo teve decréscimo de 26%. Houve, ainda, redução de casos nos estados da Paraíba (-31%), Alagoas (-20%), e Bahia (-19%).
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A melhoria no índice de casos graves é resultado de investimentos contínuos em tecnologia de ponta, com sistemas preventivos e ferramentas de proteção. Nos últimos dois anos foram investidos R$ 70 milhões em segurança, com destaque para o lançamento de inteligências artificiais inéditas. A redução de todos os incidentes na plataforma, envolvendo motoristas e passageiros, em nível nacional, foi de 4%.
“Os motoristas são as maiores vítimas da violência em corridas de aplicativo, e foi pensando nisso que desenvolvemos inteligências artificiais que protegem especialmente os condutores”, diz Tatiana Valle, diretora de Segurança da 99. “Elas são as maiores responsáveis pela redução”, garante.
Recém-lançadas, as tecnologias analisam padrões de comportamento para identificar riscos e preveni-los, reduzindo o índice de ocorrências. A primeira se chama Hércules e verifica padrões de comportamentos de risco, bloqueia a chamada e só a libera após validação de dados do passageiro. A segunda, Cubo, age para evitar que motoristas sejam direcionados para áreas com indícios de violência.
Enquanto isso, o Monitoramento de Corridas detecta comportamentos anormais como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto. A ferramenta funciona através da combinação de IA e rastreamento por GPS para detectar esses casos. Em situações de risco, alertas são enviados à Central de Segurança do app, que pode acionar diretamente a polícia.
Em menos de um segundo, a inteligência artificial atribui uma pontuação à corrida. Em casos de alto risco, são solicitados documentos e validações adicionais antes da conexão — o usuário pode ser convidado a inserir o cartão de crédito no sistema ou tirar uma foto de seu próprio rosto. Se a identidade for validada, o motorista é despachado ao ponto de embarque normalmente. Caso contrário, a pessoa não poderá se conectar a um condutor da plataforma.
Escutando os motoristas através de entrevistas e pesquisas, a 99 anunciou ainda, em maio, as funcionalidades mais desejadas e eficazes para incrementar a segurança. Os maiores pedidos foram por mais informações dos passageiros, com 45% das solicitações, e aprimoramento das áreas de risco, com 54%.”
Uma delas é a Validação de Acesso, que utiliza uma solução de prevenção de fraude da Serasa Experian para verificar se os usuários são os donos dos CPFs informados por meio de um questionário. Outra é a Digitalização de RG, que faz a checagem instantânea de documentos de identidade. Além disso, a empresa implementou um novo modelo de Mapeamento de Áreas de Risco que permite aos condutores colaborar com a identificação dessas regiões, além de ter seu zoneamento dinâmico, variando de acordo com fatores como a hora do dia.
Além dessas novidades os usuários continuam contando com as Câmeras de Segurança embarcadas nos carros, que possuem lentes “olho de peixe” e modo noturno que permitem captar todo o interior do veículo. O dispositivo acompanha um botão de emergência que pode ser acionado a qualquer momento e se conecta à Central de Segurança, uma equipe de profissionais especializados, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Outras ferramentas incluem gravação de áudio, compartilhamento de rota, botão de ligar direto para polícia, atendimento emergencial humanizado e um seguro contra acidentes pessoais para todos os usuários.
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