Segurança

Com tecnologia da idwall, SulAmérica Saúde prevê reduzir 10% das fraudes em reembolsos

A integração da plataforma será realizada em ondas até fazer parte do cotidiano dos mais de 1,8 milhão de beneficiários da SulAmérica Saúde.

 

As fraudes em reembolsos de operadoras de saúde podem ter gerado um prejuízo de R$ 7,4 bi entre 2019 e 2022, de acordo com estimativa da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde). As ações mal intencionadas impactam o reajuste do plano e prejudicam a sustentabilidade do sistema de saúde suplementar como um todo. Para combater o problema e fortalecer a segurança dos beneficiários, a SulAmérica Saúde firma parceria com a idwall, empresa de tecnologia especializada em gestão de identidade digital. Com a tecnologia e outras ações, a operadora prevê redução de custos com fraudes de mais de 10% na sua operação.

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Por meio de soluções como a verificação documental minuciosa e a biometria facial com mecanismo de prova de vida durante a solicitação de reembolsos ou alterações cadastrais, a nova camada de proteção oferecida pela idwall previne fraudes e utilização de contas laranja. A integração da plataforma será realizada em ondas até fazer parte do cotidiano dos mais de 1,8 milhão de beneficiários da SulAmérica Saúde, que seguirão com uma uma experiência ágil e conveniente. Atualmente, a operadora recebe, em média, mais de 5 mil solicitações de reembolso mensalmente.

“Além da camada de proteção oferecida pela Idwall, a SulAmérica também conta com um robô, criado internamente para identificar casos de fraudes. Quero destacar que é de fundamental importância a análise criteriosa das informações e dos dados realizados por uma equipe qualificada. Estamos constantemente aprimorando os mecanismos de busca para combater essas práticas que prejudicam de forma exponencial o setor”, ressalta Raquel Reis, CEO da SulAmérica Saúde e Odonto.
Para Rafael d’Ávila, CRO da idwall, a verificação de identidade, que passa pela análise de informações dos usuários em fontes de dados públicas e privadas, assegura a confiabilidade dos processos. “A digitalização do mercado impulsiona fraudes cada vez mais complexas, por isso é necessário sofisticar os mecanismos de defesa. A plataforma all-in-one da idwall entrega Inteligência Artificial aplicada estrategicamente tanto para a prevenção de golpes, como para oferecer escalabilidade da operação, eficiência e a confiança de uma gestão de identidade centralizada”, analisa.

Gestão integrada de dados

A plataforma permite a criação de perfis centralizados dos usuários, que reúnem todas as informações coletadas desde o onboarding (processo de cadastro e entrada do usuário), e agregadas durante a jornada do cliente. Com os dados em um único ecossistema e a adoção da Inteligência Artificial para prevenção de riscos inerentes à operação, a SulAmérica Saúde ganha eficiência operacional, conexão entre diferentes unidades de a nos mais altos níveis de segurança da informação e inova com sua tecnologia própria baseada em Inteligência Artificial. Atualmente, faz parte do Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas (LIFT) do Banco Central, com o objetivo de fomentar a inovação no Sistema Financeiro Nacional.

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