Economia Digital

Como a IA pode otimizar a logística do varejo na Black Friday

A Black Friday deste promete movimentar o varejo com seis em cada dez consumidores já se preparando para as promoções, de acordo com o estudo “Panorama de Consumo – Black Friday 2024”, da Globo. Com essa alta expectativa no setor, as empresas do varejo precisam se preparar para garantir uma operação logística eficiente para acompanhar a demanda e a inteligência artificial (IA) pode ser uma aliada.

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Durante a Black Friday, o volume de vendas é massivo, o que exige um planejamento preciso dos estoques. A IA entra como uma ferramenta nesse processo pois pode analisar dados históricos de vendas e comportamento dos consumidores. Além disso, algoritmos de IA conseguem prever com precisão quais produtos terão maior demanda e em quais quantidades.

Um levantamento da empresa McKinsey revelou que o uso dessa tecnologia no gerenciamento de estoques é capaz de reduzir os custos operacionais em até 25%. Isso reforça que o uso da IA possibilita uma visão mais detalhada do fluxo de estoque em tempo real, ajudando a evitar rupturas ou excessos e trazendo oportunidades de customizações eficientes de acordo com a demanda ou cliente. Empresas que utilizam essas soluções ajustam automaticamente seus níveis de estoque com base nas previsões, garantindo que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo e evitando desperdícios.

Logística Preditiva

Todos sabem que durante a Black Friday os prazos de entrega são um dos principais fatores para a satisfação do consumidor e para a tomada de decisão de compra dele. A logística preditiva, baseada em IA, está mudando a forma como as entregas são gerenciadas em diversos lugares do mundo. Essa tecnologia é capaz de analisar os dados em tempo real, como rotas e condições de tráfego, e indicar soluções para otimizar a entrega de última milha – o ponto crítico em que o produto chega ao cliente.

Daniel Vidotti, COO e CTO da Infracommerce, explica quem com a logística preditiva, as empresas podem oferecer entregas same day ou next day, além de prever atrasos antes que eles ocorram, permitindo ações para corrigi-las sejam aplicadas. “Isso não só melhora a experiência do cliente, mas também aumenta a competitividade da marca durante a Black Friday, podendo fidelizar o consumidor para outras datas.”

Personalização e a experiência do cliente

A IA também impacta diretamente a experiência do cliente e isso é extremamente importante. Ela permite a personalização da jornada de compra, ou jornada do cliente, desde a recomendação de produtos até a escolha de opções de entrega. Durante a Black Friday, e isso também se aplica em outras datas do comércio, quando muitos consumidores estão comparando ofertas em sites e empresas concorrentes, a personalização pode ser o fator decisivo para concretizar a venda.

Outro ponto importante para a experiência é a integração entre os canais de venda (omnichannel), permitindo que os varejistas possam gerenciar os estoques entre as lojas físicas e o e-commerce de forma centralizada, ela possibilita ao cliente ter a vantagem de escolher entre entrega em domicílio ou retirada em loja, por exemplo, melhorando tanto a eficiência da operação quanto a experiência do consumidor nessa jornada de compra.

O especialista também reforça que ao garantir que a experiência de compra seja fluida em todos os canais, as empresas podem se destacar em um mercado tão competitivo como o atual, onde a margem de lucro e a velocidade são fatores decisivos para o sucesso.

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