A conexão de internet sem fio, mais conhecida como Wi-Fi, chegou ao Brasil em 2008, trazendo mais praticidade para os brasileiros na hora de usar a internet. Para ter uma rede Wi-Fi é necessário instalar os roteadores, podendo ser do provedor de internet, um próprio ou ainda a combinação dos dois. Por ser tão importante para uma boa conexão sem fio, os roteadores acabam levantando algumas dúvidas entre os usuários.
Visando o melhor desempenho dos roteadores, Marcello Liviero, diretor comercial da TP-Link Brasil, esclarece os quatro principais questionamentos quanto ao uso desses aparelhos e como ter uma conexão Wi-fi melhor.
• Qual o melhor local para colocar o roteador?
O mais indicado é que o equipamento esteja em uma região centralizada da casa ou escritório, afinal, as ondas eletromagnéticas se propagam para todas as direções a partir dele. “O ideal ainda é que o roteador esteja em locais mais altos, melhorando o direcionamento do sinal, muitas vezes atrapalhado por móveis e aparelhos domésticos”, aponta.
• Qual a velocidade máxima de um roteador?
A taxa de transferência varia conforme o modelo. Nos mais recentes a velocidade máxima pode ser de até 1.300 Mb/s na banda larga de 5 GHz e de 450 Mb/s na de 2,4 GHz. Já os modelos anteriores alcançam cerca de 600 Mb/s. Lembrando que a velocidade da internet está relacionada com o pacote de internet contratado pela operadora.
• Qual o benefício de um repetidor de sinal?
O repetidor recebe o sinal gerado pelo roteador e o amplifica, fazendo com que a rede alcance uma área maior, chegando a cômodos da casa que não chegaria somente com o roteador.
• Os eletrodomésticos interferem na transmissão de sinal?
Sim, as ondas eletromagnéticas emitidas por estes aparelhos interferem na distribuição do sinal de Wi-Fi. Por isso, o ideal é que os roteadores estejam longe de aparelhos como o micro-ondas, por exemplo. Especialistas técnicos também destacam que paredes, portas, vidros e até espelhos podem afetar o sinal Wi-Fi.
Comente as reportagens do IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter