Talvez você esteja cansado de ouvir que “os dados são o novo petróleo” sem nem conseguir extrair maiores benefícios desse ativo. Para sanar esse tipo de dúvida, Aaron Rosenbaum, diretor sênior do Gartner, realizou uma palestra sobre monetização de dados durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2024, realizada ontem (27/3).
CONTEÚDO RELACIONADO: Quatro bancos que fidelizam clientes usando IA
Rosenbaum iniciou sua apresentação mostrando que diversas indústrias não-nativas digitais já conseguem monetizar seus dados. O setor automotivo, por exemplo, usa os dados para desenvolver novos produtos e para seguros de automóvel, já a saúde usa para realizar melhores análises de risco de pacientes. Até o varejo já tem algum tipo de monetização, como o uso de marketing direcionado.
No entanto, 96% dos líderes de tecnologias, incluindo os CIOs, não estão prontos para usar a inteligência artificial (IA) em seus dados. O diretor explicou que a maioria das empresas não tem governança de dados, o que impede a extração do potencial máximo. O que normalmente eles fazem é usar os dados para suportar e entregar plataformas, algo que está longe do que se pode ser feito, segundo Rosenbaum.
Ele aconselha que os Chiefs Data & Analytics Officer (CDAOs) se aproximem mais de outras lideranças, principalmente as mais voltadas ao negócio, para aumentar a colaboração no uso de dados. “Para monetizar, é preciso passar de processos (usando dados) para produtos”, disse o diretor. Ele defende que os dados precisam embasar os produtos e serviços de uma empresa.
“Ajuda ter um time multidisciplinar”, continua Rosenbaum, que diz que esse time precisa ser mais do que só um “entregador de software”. “Eles precisam estar dentro das tomadas de decisão. É a colaboração que leva ao sucesso”, afirma.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).