Casos de sucesso

Companhia Brasileira de Lítio adota SAP para automatizar processos internos

Otimizar processos é crucial para qualquer organização que busca eficiência e competitividade. Com este propósito, a CBL (Companhia Brasileira de Lítio), empresa nacional de produção de lítio no Brasil, adotou o SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã.

CONTEÚDO RELACIONADO: Produção da indústria eletroeletrônica cresce e puxa aumento de empregos

Atuando no mercado brasileiro desde 1991, a CBL se destaca na industrialização de lítio, realizando a lavra subterrânea do pegmatito litinífero, o beneficiamento do concentrado de lítio e a produção de compostos químicos de alta pureza. A empresa possui suas operações localizadas nos municípios de Araçuaí, Itinga e em Divisa Alegre, cidades situadas no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

Tendo em vista o segmento de atuação que exige eficiência e qualidade, a CBL, ao revisar e ajustar cada etapa do fluxo de trabalho, identificou gargalos e buscou eliminar desperdícios nos processos, como explica Igor Nascimento, coordenador de TI da CBL. “Tínhamos um desafio significativo em nossos processos internos, especialmente na classificação de lotes. Com um produto que exige controle farmacêutico rigoroso, é necessário monitorar cada lote e realizar várias análises químicas para comprovar a validade do produto, sendo esse um processo que era extremamente moroso”, relata.

A companhia mudou essa realidade ao implementar o SAP Business One, com a ideia de ter tudo em único lugar. Com a implementação do ERP, Nascimento diz ter tido um ganho de tempo considerável em todo o processo. Isso porque, anteriormente, as emissões de notas fiscais eram feitas por uma plataforma externa, sem integração com os sistemas da CBL, o que resultava em falta de controle de estoque e ausência de baixa automática.

Parceria na implementação

Em todo esse processo de implementação, a empresa contou com o apoio da Keep Consultoria. “O suporte da Keep foi fundamental para o sucesso do projeto. Graças ao SAP Business One, pudemos revisitar e otimizar nossos processos internos’’, aponta o coordenador de TI. “Estes processos são como um ser vivo sofrendo mudanças para melhor se adaptar a realidade de grandes companhias.”

Vale destacar que o ERP também agregou na conquista de benefícios internos significativos. Hoje, a empresa extrai informações diretamente do software, alimentando um relatório padrão. Deste modo, a controladoria trabalha com números sempre atualizados, podendo fazer simulações e projeções de mercado, realizando lançamentos em dia e obtendo uma visão ampla do negócio que permite identificar, rapidamente, qualquer eventual problema.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *