Em mesa redonda, profissionais da área de e-commerce discutiram a eficiência dos meios de pagamento e gestão de fraudes no setor.
Durante a mesa redonda ‘Conversão – Eficiência dos meios e gestão de fraude’, realizada no evento E-commerce Summit, Renato Gonzaga, da Clear Sale; André Street, da Braspag; Geraldo Thomaz, da Vtex; Eduardo Daghum, da Horus e Rogério Signorini, da Visanet, discutiram a eficácia dos meios de pagamento e como gerir as fraudes no comércio eletrônico brasileiro e chegaram na conclusão de que as companhias devem promover ações para eliminar a barreira da insegurança por parte dos clientes, a fim de fazer o negócio crescer ainda mais.
Para o executivo da Vtex, o “one click buy, ou algo parecido, pode melhorar a conversão de qualquer site, independente de seu nicho e tamanho. Não vejo nenhuma ameaça maior para a segurança do que a existente hoje se não usar as metodologias corretas”. Street concordou com essa argumentação e acrescentou que a loja tem que passar credibilidade ao consumidor final e, para isso, “pode-se usar de certificações para que ele (usuário) entre em um ambiente seguro”.
O ponto de vista de Daghum foi que os consumidores precisam cuidar de seus dados e os lojistas devem ter processos de prevenção preparados para antecipar a ação dos criminosos. “Também é preciso buscar soluções mais robustas e de fácil utilização no que se refere aos meios de pagamento” afirmou.
Signorini disse que para promover maior segurança contra fraudes, é necessário chamar todos os players, todas as pontas, porque do contrário o sistema não funciona e a segurança do lojista e consumidor fica abalada. Já Gonzaga enfatizou a questão de como a companhia trata o cliente para reunir as melhores práticas de simplicidade e agilidade para prover uma boa experiência de compra ao cliente.