Estratégias

Companhias nacionais se preparam para atender o neoconsumidor

Image

Perdigão, Wal-Mart, Google Brasil e a Associação Comercial de São Paulo preparam estratégias para atender as demandas de um cliente cada vez mais multimídia.

“As empresas precisam criar um futuro visível com relação às novas formas de mercado, pois é o público quem define as tendências, é adepto a novidades, confia nas mídias digitais e tem maturidade”, disse João Rios, sócio da Laboris Consultoria, ao introduzir o painel de apresentação de cases nacionais da Perdigão, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), do Wal-Mart e do Google Brasil, durante o 12º Fórum de Varejo da América Latina.

Segundo Cláudia Pagnano, diretora geral de negócios da Perdigão, 35% dos investimentos da companhia já estão sendo direcionados para as novas ferramentas de mídia com a finalidade de aproximar os consumidores. “Com essa pluralidade de canais, tentamos nos adequar a elas para ouvir nosso público e adequar nossos produtos às necessidades e desejos do cliente”, disse a executiva, que ainda afirmou que os novos meios também ajudam na disseminação da marca e de seus valores.

Para Sandra Turchi, superintendente de marketing da ACSP, treinar equipes de modo a utilizar os mesmos canais do consumidor é essencial para se ter o mesmo tipo de informação. “Para superar esse desafio de atender o novo cliente, estamos ampliando cada vez mais nossa presença digital”, afirmou. A Associação utiliza ferramentas como Twitter, blogs, Wikipédia, Flickr e YouTube para disseminar seu conteúdo e interagir com o público.

A questão da interatividade foi frisada por Júlio Zaguini, diretor de negócios para o varejo do Google Brasil. Para ele, a mídia se transformou em algo pessoal. “A internet tem um papel decisivo para o varejo, e as empresas não podem ter medo de errar. Elas devem tentar mais e perceber as reações do público”. O executivo afirmou que os aparelhos também devem ser levados em consideração, já que as pessoas “procuram por mobilidade”.

Para a rede Wal-Mart a loja física ainda é o core, porém, Carlos Fernandes, vice-presidente de e-commerce, disse que a companhia está revendo os processos para atender as expectativas. “O consumidor multicanal tem vários caminhos para finalizar uma compra, por isso tentamos abranger todos os tipos de venda para facilitar a vida do cliente”. No entanto, segundo ele, o comprador é bem informado e exige rapidez nos negócios. “Pode parecer bonito, mas é um pouco difícil implementar ferramentas que atenderão 100% as vontades dos clientes, que mudam constantemente de opinião”, finaliza.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *