A NortonLifeLock anunciou nesta quarta-feira (11) a aquisição da Avast por US$ 8 bilhões. A desenvolvedora de um dos antivírus gratuitos mais reconhecidos do mundo agora se torna uma das maiores gigantes da segurança digital do planeta. Após o fim do negócio, a companhia resultante deve contar com mais de 500 milhões de usuários.
CONTEÚDO RELACIONADO – Ataques de ransomware foram os mais comuns às empresas brasileiras no primeiro semestre de 2021
O negócio, que envolve dinheiro e também participações em ações, ainda traz a AVG para dentro da estrutura, já que a companhia foi adquirida pela Avast em 2016. De acordo com as informações oficiais, a ampliação do foco no usuário é um dos objetivos da Norton com o negócio, juntamente com a expansão das ofertas de serviços de proteção de identidade e combate contra fraude ao consumidor final.
Vincent Pilette, atual CEO da Norton, permanecerá no cargo após a fusão, assim como a diretora financeira Natalie Derse. Já o CEO da Avast, Ondrej Vlcek, deve assumir o cargo de presidente e membro do quadro de diretores da empresa, enquanto o cofundador Pavel Baudis se tornará diretor independente. Para os acionistas, o negócio envolve ofertas em dinheiro e maior participação de ações; suas escolhas podem levar o montante a US$ 8,6 bilhões.
O movimento é um dos maiores da história recente no mercado de segurança digital, mas não é necessariamente uma novidade. Desde julho, circulavam no mercado os rumores de que Norton e Avast estavam em negociações avançadas para um projeto de fusão que, agora, é concretizado oficialmente. Segundo Pilette, a fusão vai criar uma das plataformas de proteção digital mais fortes do mercado.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter