Segurança

Computadores quânticos vão revolucionar a cibersegurança e empresas precisam se proteger desde já, alerta BCG

CONTEÚDO RELACIONADO – Por que os blockchains estão usando computação quântica para evitar possíveis ataques?

 

De acordo com o BCG, essa revolução deve acontecer porque os computadores quânticos, com muito mais capacidade de processamento, podem quebrar a criptografia de chave púbica, essencial para que os mais de 4,5 bilhões de usuários da internet acessem com segurança cerca de 200 milhões de sites e participem de cerca de US$ 3 trilhões em comércio eletrônico anualmente.

Por isso, é urgente que empresas adotem a “criptoagilidade”, a capacidade de dominar vários padrões criptográficos para reduzir vulnerabilidades na segurança digital.

Felizmente, diz o BCG, embora possibilitem a criação da ameaça, os computadores quânticos também podem ser a solução. Ao distribuir a chave de criptografia, ferramentas baseadas na tecnologia podem ser usadas para detectar a presença de invasores em um link, por meio de um protocolo conhecido como distribuição de chave quântica (Quantum Key Distribution, ou QKD). Esse protocolo, se usado em associação com a chave de uso único (one-time-pad, ou OTP), promete uma segurança de criptografia inquebrável.

O BCG ressalta, porém, que a distribuição de chave quântica ainda é uma tecnologia emergente, com requisitos de adoção caros e muito rigorosos para os padrões atuais. A expectativa é que seu desenvolvimento seja financiado principalmente pelo setor público – em especial o militar – e que tenha adoção limitada em empresas privadas. Com o tempo, porém, os avanços tecnológicos podem diminuir custos, melhorar desempenho e expandir a tecnologia para outros setores.

A pesquisa recomenda etapas essenciais para empresas se prepararem para a criptografia quântica:

• Primeiro, é preciso entender que nenhuma organização pode proteger todos os seus dados – elas devem priorizar os mais críticos.

• Depois, o objetivo da segurança deve ser tornar o custo de comprometer os dados maior do que o valor deles para os potenciais invasores.

• Com esse entendimento, as empresas podem investir em aumentar a “criptoagilidade”, que deve se tornar um requisito no desenvolvimento de novos serviços e produtos e até para contratar fornecedores.

• Por último, as empresas precisam se manter atualizadas sobre os avanços da tecnologia quântica e as novas soluções de segurança que ela propicia, bem como adotar contingências para diminuir as vulnerabilidades de seus dados. Nesse contexto, a consultoria recomenda que empresas mais suscetíveis a ataques e que lidam com dados críticos iniciem um projeto-piloto de integração de soluções seguras quânticas o quanto antes.

Sobre os computadores quânticos e como podem ser usados

A principal diferença de um computador quântico para um tradicional é a capacidade de fazer cálculos mais complexos e em maior quantidade, possibilitando a resolução de uma gama infinitamente maior de problemas nas mais diversas áreas do conhecimento. No mundo dos negócios, a computação quântica será usada para simular cenários complexos – desde a gestão de investimentos até a descoberta de novos medicamentos, por exemplo -, realizar projeções mais elaboradas e detalhadas de mercado e desenvolver algoritmos de inteligência artificial e sistemas de machine learning mais complexos do que os atuais.

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *