Casos de sucesso

Conceito de Cidade Digital muda dinâmica urbana em Águas de São Pedro

Velocidade de conexão pode chegar até 25Mbps, contra 10Mbs disponíveis anteriormente.

A 187 quilômetros de São Paulo, próxima a Piracicaba, Águas de São Pedro sedia um projeto-piloto para torná-la a primeira Cidade Digital do País. Os resultados da iniciativa da Telefônica Vivo servirão de modelo para a implantação de projetos semelhantes em território paulista e em outras regiões do Brasil. A operadora está investindo mais de R$ 2 milhões na experiência, iniciada no final de 2013.

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A primeira fase do projeto foi concluída em abril, com as obras de substituição da antiga central telefônica em um imóvel da cidade, dotada com equipamentos de tecnologia antiga, por cinco modernos e compactos armários de fibra ótica em pontos diferentes na área urbana do município. A cidade tem cerca de 3 mil habitantes e suas dimensões a tornam ideal para esse tipo de teste.

Com a implantação dos armários alimentados por fibra, a oferta de velocidades mais altas de banda larga, antes limitada às proximidades da central telefônica, estende-se para toda a cidade. Além disso, a velocidade de conexão pode chegar até 25Mbps, contra 10Mbs disponíveis anteriormente. As mudanças beneficiam também pequenas e médias empresas, que passarão a dispor de soluções de última geração, como VPN IP e IP internet.

Hoje a Telefônica Vivo ativa sua rede 4G em Águas de São Pedro, a mais moderna tecnologia em conexão móvel. O serviço 4G proporciona experiência de uso totalmente diferenciada, com desempenho bem superior em relação ao 3G. Entre as vantagens, permite acesso ultrarrápido a vídeos, streaming de música e a jogos, entre outros serviços online ou na nuvem.

Soluções digitais para educação, saúde, turismo e espaços públicos – O processo de transformação em andamento vai além de melhorias nos serviços de conexão e voz. O projeto abrange também a implantação de soluções digitais nas áreas de educação, turismo, saúde e gestão pública. Entre várias ações, a Telefônica Vivo, por meio da Fundação Telefônica Vivo, levará tablets, incremento da banda larga com wi-fi de 2MB para 25MB e capacitação dos professores para as escolas de ensino do município, trazendo inovação e melhorias para a educação da região. A iniciativa segue os moldes do projeto Escolas Rurais Conectadas, que vem reformulando o ensino no âmbito rural.

Ainda na Educação, os alunos terão acesso à Nuvem de Livros, uma biblioteca online com cerca de 11 mil títulos de livros e 1,3 milhão de assinantes. Há, também, um aplicativo que permite melhorar a gestão da frequência, notas dos alunos e relação escola-família.

Na área de turismo, serão instalados totens digitais em espaços públicos com as principais atrações da cidade, mapas, eventos e várias outras informações importantes para os turistas. O público pode acessar também, por web ou aplicativo, o guia online Perto de Você, que localiza restaurantes, bares e todo tipo de comércio, além de oferecer mapas e traçar a rota para os pontos de interesse do usuário.

Moradores e turistas também terão acesso à internet via hot spots wi-fi em locais de maior fluxo de pessoas, além de acesso à Nuvem do Jornaleiro, que oferecerá aos moradores e turistas centenas de jornais e revistados digitalizados e online.

A digitalização em curso, na área de saúde, tem como principal objetivo fornecer tecnologia para melhoria da produtividade e eficiência dos profissionais da área, por meio do uso de dispositivos móveis e aplicações de última geração. Será possível, por exemplo, fazer a gestão online das consultas e acompanhamento da evolução clínica do paciente. Haverá, ainda, acesso a call center 24 horas por dia,  com enfermeiros especializados para responder a dúvidas de saúde e terão acesso a conteúdos de utilidade pública.

O pacote digital da Telefônica Vivo para Águas de São Pedro inclui sistema de iluminação inteligente para áreas públicas, monitoramento de segurança e de trânsito — itens cada vez mais indispensáveis para garantir a tranquilidade dos moradores e turistas –, além de controle e disponibilidade de vagas em estacionamento nas vias públicas.

O projeto, além de ter o objetivo de servir de parâmetro para outras iniciativas da empresa, está incluído na estratégia de atuação da Telefônica Vivo, hoje focada na transformação da empresa em uma Telco Digital. A companhia, mais do que um fornecedor de conexão à internet, trabalha para criar soluções que tragam benefícios ao dia a -dia de trabalho, estudo, lazer e convivência das pessoas, o que deixa a empresa cada vez mais presente na vida dos clientes.

Com informações da Telefônica Vivo

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