Pesquisa revela que o brasileiro está mais cauteloso na hora de gastar seu dinheiro e tem mais preocupação de ficar desempregado.
A crise financeira mundial afetou o otimismo dos brasileiros em 2009. De acordo com o Índice Nacional de Confiança, realizado pela ACSP, Associação Comercial de São Paulo, e pela IPSOS, houve uma queda de oito pontos (121) de credibilidade dos consumidores, em relação a março de 2008. A pesquisa foi realizada em todo o País, e a região do nordeste resultou ser a menos confiante, enquanto a região norte/centro-oeste é a mais otimista.
Em março também caiu a segurança no emprego. Os dados da pesquisa revelam que apenas 28% dos entrevistados se sentem mais seguros, contra 40% menos seguros. O número de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego, que permanecia em torno de 3,7 pessoas, de março a dezembro de 2008, subiu para quatro pessoas em março de 2009.
Além disso, gastar menos virou sinônimo de segurança monetária. A pesquisa revelou que 44% dos consumidores são contra a realização de novas dívidas, como a compra de eletrodomésticos, por causa da fase instável da economia mundial.
Mesmo com um saldo reduzido em relação ao ano passado, a confiança do brasileiro para o futuro da economia de sua região ainda é positiva: 38% dos entrevistados acreditam que ela continuará forte, enquanto que 16% estão descrentes.