Os primeiros adeptos de realidade aumentada (AR) entrevistados pela Ericsson esperam que o número de consumidores que combinam dispositivos AR – como óculos de AR com Inteligência Artificial (IA) conectados a smartphones 5G, duplique nos próximos cinco anos. A expectativa dos consumidores é descrita em um novo relatório do Ericsson ConsumerLab – chamado Augmented Tomorrow: AR Experiences Beyond Smartphones and AR Filters (em português “Amanhã Aumentado: Experiências de AR além de Smartphones e Filtros de AR”) – publicado hoje, 23 de maio.
A pesquisa abrange percepções de 10 mil consumidores pioneiros em todo o mundo – representando cerca de 280 milhões de pessoas – por meio de entrevistas aprofundadas e consultas online em dez mercados: Reino Unido, Alemanha, Suécia, Japão, China Continental, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, EUA, Brasil e Austrália. O relatório constata um interesse crescente em habilidades de realidade estendida (XR) entre os primeiros usuários. Os fatores que influenciam a adoção no mercado de massa abrangem desafios tecnológicos, sociais, de design e de privacidade.
O Ericsson ConsumerLab explora as expectativas dos consumidores em XR desde 2017. O último relatório aborda a adoção atual de XR pelos consumidores e suas expectativas sobre experiências e dispositivos de AR nos próximos cinco anos. As principais conclusões são:
• Dobro de adoção: o número de consumidores que combinarão smartphones e dispositivos de AR duplicará nos próximos cinco anos.
• Demanda por mobilidade: os consumidores estão ansiosos por dispositivos AR móveis e estão dispostos a pagar 20% a mais pela portabilidade.
• Avanços tecnológicos: à medida que a tecnologia de AR avança e se adapta ao ambiente geoespacial, as experiências de XR se tornarão mais diversificadas e exigirão mais da conectividade 5G.
• Privacidade: a privacidade de espectadores ainda é uma grande preocupação, o que dificulta a adoção dos dispositivos.
O estudo conclui que a evolução do mercado de AR exigirá esforços de uma série de participantes do ecossistema para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a adoção pelo consumidor. A colaboração dentro do ecossistema será essencial para impulsionar a tecnologia AR em todo o seu potencial, concentrando-se na melhoria da conectividade, garantindo transições perfeitas entre dispositivos, melhorando a relevância da aplicação e do conteúdo, abordando questões de privacidade e moldando a aceitação social dos dispositivos AR/MR.
Os dados do estudo foram coletados por meio de entrevistas detalhadas e pesquisas online em dez mercados: Reino Unido, Alemanha, Suécia, Japão, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, EUA, Brasil e Austrália. Além disso, foram realizadas 22 entrevistas detalhadas entre abril e junho de 2023. Uma pesquisa online foi conduzida entre julho e agosto de 2023 nesses mercados.
A amostra consiste em 10.000 pioneiros, de 15 a 69 anos, que usam aplicativos de AR em smartphones e/ou headsets/óculos de realidade virtual (VR)/AR/MR pelo menos a cada duas semanas ou planejam fazê-lo nos próximos cinco anos. A amostra representa 280 milhões de pioneiros nos mercados pesquisados.
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