Quase 86% dos donos de tablet veem vídeos.
O consumo de vídeo em dispositivos móveis é um mercado em rápido desenvolvimento. Os provedores estão experimentando crescimento cada vez maior nas taxas de uso. De acordo com pesquisa da In-Stat, quase dois terços dos proprietários de smartphones assistem vídeos em seus dispositivos, enquanto 85% dos donos de tablet fazem o mesmo. Até 2015, o consumo mundial de vídeo em dispositivos móveis vai superar 693 bilhões de minutos.
“Conforme as restrições de conteúdo acabam e a proliferação de smartphones e tablets aumenta, também cresce o consumo de vídeo móvel”, diz Amy Cravens, analista de mercado da In-Stat.
A analista, no entanto, diferencia o consumo oriundo de smartphones, tablets e notebooks/netbooks. Essas diferenças incluem tamanho, gênero e forma de aquisição do conteúdo. “Os provedores precisam personalizar suas ofertas de acordo com a plataforma de destino”, diz Cravens.
Segundo a pesquisa, atualmente há mais espectadores em smartphones do que em tablets, mas a diferença vai diminuir nos próximos anos. É uma grande oportunidade de negócios, já que os usuários de tablets assistem mais vídeos e estão dispostos a pagar por eles um preço mais elevado, em comparação aos usuários de smartphone.
Um dado curioso é que, apesar da mobilidade, a maior parte do acesso a vídeo ocorre em um ambiente não-móvel, como em casa, mesmo de tablets e smartphones. Segundo a In-Stat, os maiores obstáculos para o crescimento do consumo de vídeo móvel são criados pelos próprios donos do conteúdo, e só depois por problemas relativos a capacidade de rede.