A infraestrutura permitirá o uso eficiente das tecnologias de informação e comunicação (TICs) – e, com isso, a integração e o desenvolvimento econômico e social da região.
A experiência do CPqD no planejamento e projeto de redes de cabos ópticos, terrestres e submarinos, agora será usada para dar suporte a um projeto estratégico do Ministério das Comunicações da Colômbia.
Desenvolvido em conjunto com o CINTEL – Centro de Investigación de las Telecomunicaciones da Colômbia, o projeto tem o objetivo de dotar a Ilha de San Andres, em pleno mar do Caribe (a 700 km da costa colombiana), de uma moderna infraestrutura de cabos ópticos submarinos que permitirá o uso eficiente das tecnologias de informação e comunicação (TICs) – e, com isso, a integração e o desenvolvimento econômico e social da região.
De acordo com o contrato firmado com o CINTEL, o CPqD auditará o planejamento, projeto e fará a fiscalização da implantação do cabo submarino, que será executada por uma empresa internacional contratada pelo Ministério das Comunicações. Os especialistas em cabos ópticos e engenharia de redes do CPqD terão a missão de garantir a qualidade e a adequação da tecnologia empregada diante dos desafios que um projeto dessa natureza impõe.