Evento deverá receber cerca de 160 mil visitantes e reunir mais de 800 marcas em uma área de exposição de 440 mil metros quadrados.
As soluções de conectividade e Internet das Coisas (IoT) desenvolvidas pelo CPqD para o agronegócio serão apresentadas na 25.ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que será realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista. O evento – uma das mais importantes feiras de tecnologia agrícola da América Latina – deverá receber cerca de 160 mil visitantes e reunir mais de 800 marcas em uma área de exposição de 440 mil metros quadrados.
O CPqD mostrará suas competências, tecnologias e soluções desenvolvidas especificamente para o agronegócio, em estande compartilhado com as empresas parceiras Trópico e Pluvi.On. É o caso, por exemplo, da infraestrutura de conectividade móvel privada baseada em tecnologia LTE (Long Term Evolution) – base das redes 4G – otimizada para áreas rurais e remotas, desenvolvida no âmbito do projeto AgroTICs, com foco no aumento da eficiência da produção de açúcar e etanol. Entre os resultados desse projeto, que contou com a parceria da Usina São Martinho e da Trópico e o apoio do BNDES, destacam-se uma estação radiobase LTE 250 MHz e terminais veiculares inteligentes, que serão utilizados para prover conectividade a toda a frota de veículos e máquinas agrícolas, permitindo a transmissão de voz, dados e vídeo.
Além dos equipamentos da rede LTE 250 MHz, que são comercializados pela Trópico, o estande terá como destaque a estação meteorológica de baixo custo desenvolvida pelo CPqD – como Unidade EMBRAPII -, com apoio do SEBRAE, em parceria com a Pluvi.On e o Grupo Icatel.