Segundo o gerente de produto da Leucotron, Vinicius Soares da Silveira, os serviços de voz sobre IP são vitais para o desenvolvimento e melhoria da produção empresarial. Porém, para que ocorra a implementação ainda há muitos desafios a serem ultrapassados.
No Brasil, regulamentação e formas de tributos são desorientadas
As expectativas do cliente é a grande preocupação de mercado web
O desenvolvimento tecnológico impacta na vida de uma nação
Juntas, operadoras VoIP podem ajudar na regulamentação brasileira
Na palestra Desafio Tecnológico para a telefonia IP no Brasil, o executivo destrinchou os problemas que as empresas VoIP passam quando contratadas e quais as soluções viáveis. Porém, “cada empresa tem sua necessidade especifica”.
Um dos grandes problemas que os provedores passam é quantidade de empresas que não possuem uma infraestrutura adequada para a utilização de comunicação sobre IP, como é o caso de cabos instalados de forma incorreta. “Quando se fala em oferecer VoIP, tem que pensar como se trata a infra de rede”, dz.
Como solução, as operadoras devem identificar e oferecer aos seus clientes soluções como repor uma infra com renovação ou fazer de forma separada para garantir a voz. A primeira opção é mais favorável aos serviços VoIP, por ser mais convergente às tecnologias.
“Ter acesso de boa qualidade é um fator que pesa sobre a telefonia sobre IP”, afirma o executivo. Infelizmente, de acordo com sua avaliação, o custo de acesso à internet no Brasil é acima da média mundial. Nos outros países, o valor da utilização de banda larga é abaixo de dez dólares por um mega de acesso.
A solução oferecida pelo executivo é que as empresas contratantes trabalhem com o ROI, porque é necessário valorizar a economia para viabilizar o projeto. “Mas ele não é um ganho isolado. O IP ganha com mobilidade e agilidade na comunicação, produtividade. Não podemos ficar preso só no custo”.
Como a cultura de acesso brasileira é por meio do ADSL, equivalente a 70%, para Silveira, esse meio é desfavorável à comunicação VoIP, por causa das inúmeras interferências e latência na infraestrutura. Outro problema são as restrições e variações de bandas. “As operadoras podem dar a opção dos serviços de links exclusivos para voz (ADSL). Apesar de possuir restrições e variações de banda, esses serviços para clientes de pequenas e médias empresas valem a pena. Também pode ser utilizado servidores DNS dinâmico. Não é um caminho perfeito, é prático”.
Além dos problemas estruturais, há um foco que as operadoras devem estar atentas: o atendimento. Para Siveira, há mais fatores como oferta, sendo o trabalho de pré e pós-venda. “Com a pré-venda, o trabalho deve estar alinhado a necessidade do cliente. A solução só será correta se o problema for identificado pelo prestador de serviço”. O relacionamento pós-venda, deve estar alinhado para garantir os serviços com excelência, oferecendo manutenção e qualidade, suporte, implantação.
O desafio existe e as operadoras devem se manter em constante atualização de produtos e formas de tratamento. Oferecer serviços de qualidade, significa renovação de contrato para as empresas.