Google, Visa e Alibaba também são parceiros do projeto ConnectAmericas.com.
A DHL Express, empresa de logística expressa, acaba de firmar uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a viabilização do projeto “ConnectAmericas.com” . A ação tem como objetivo conectar Pequenas & Médias Empresas (PMEs) do Brasil, América Latina e Caribe que pretendem expandir seus negócios através do comércio global e investimento internacional.
O ConnectAmericas.com é a primeira rede de negócios nas Américas, projetado pelo BID para proporcionar às PMEs fácil acesso a potenciais clientes, fornecedores, investidores e oportunidades de investimento na região e em todo o mundo. Também irá fornecer informações em tempo real sobre o processo de comércio internacional, incluindo materiais de e-learning, dados de estatísticas de comércio e oportunidades de financiamento que poderão apoiar transações comerciais internacionais. “Por meio da ferramenta ConnectAmericas.com a equipe de especialistas internacionais da DHL Express poderá orientar e auxiliar as PMEs em processos de transferência internacional, que contempla regulamentos aduaneiros, taxas e impostos, seguro, embalagem, rotulagem e cumprimento de prazos de exportação”, explica Joakim Thrane, CEO da DHL Express Brasil.
Além do apoio da DHL Express, o ConnectAmericas.com terá contribuições do Google, Visa, e Alibaba – líder do mercado e-commerce com base na China. “ConnectAmericas.com foi criado em resposta às demandas das PMEs na América Latina e Caribe, projetado para superar alguns dos principais obstáculos que os impedem de exportar seus produtos: a falta de acesso à informação técnica confiável e contatos de negócios “, afirma Fabrizio Opertti, chefe da unidade de Comércio e de Investimentos do BID.
De acordo com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o setor das PME representa 99% das empresas e 67% dos empregos nas Américas. No entanto, apenas 13% dessas empresas exportam ativamente, de acordo com o estudo “A Década da América Latina e do Caribe, uma oportunidade real”, realizado em 2012 e divulgado pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno.
O projeto será dividido em fases. A primeira incluirá informações de contatos no Brasil, Equador, Costa Rica, Trinidad e Tobago, Colômbia e Uruguai. Mais tarde, os dados e contatos serão adicionados para a Argentina, Barbados, Bahamas, Bolívia, Chile, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai e Peru.