Algumas estratégias são essenciais para chamar a atenção desses grupos.
Atrair investidores internacionais não é uma tarefa fácil, exige empenho e organização das empresas em todos os requisitos. Por isso, há algumas dicas que são essenciais para chamar a atenção desses grupos, que precisam estar a par sobre o mercado em que, possivelmente, vão adentrar.
1. Faça um projeto claro e objetivo sobre a pretensão da empresa. Seja transparente, pois para o investidor não pode haver riscos.
2. Trace um panorama do mercado que receberá o investimento. Cite os pontos que o favorecem e as soluções criadas, caso tenha surgido alguma crise. Isso mostrará domínio da empresa sobre o mercado.
3. Esteja atualizado e tenha um bom aporte de informações sobre o posicionamento da empresa, seja conciso e coerente. Isso mostrará que o empreendimento e seus donos têm total conhecimento de onde estão e onde almejam chegar.
4. Faça um mapeamento dos investidores compatíveis com a empresa e com o setor. Procure conversar com cada um dos escolhidos a fim de entender os investimentos já realizados por eles e de visualizar o que é interessante para que a empresa esteja na mira desse grupo.
5. É importante entender que o investidor é também um novo sócio que chega, por isso é fundamental ter projetado o destino dos valores a serem investidos.
6. Seja organizado do começo ao fim. Estabeleça datas e prazos para reuniões e envio de projetos, e não deixe de dar atenção para este cronograma. Isto é uma garantia de responsabilidade e comprometimento.
7. Com a crise internacional, alguns países entram em evidência a título de bons locais para investimento. Não perca essa ideia de vista, pois as PMEs recebem novos olhares, já que as grandes empresas estão suscetíveis à crise.
8. Seja estratégico e tenha cautela, escolha o investidor de acordo com o perfil da sua empresa e reflita se ele de fato acredita no potencial do mercado em questão.
*Daniel Wjuniski é sócio fundador do portal Minha Vida, site com conteúdo voltado para saúde e bem estar que conta com mais de 11 milhões de internautas cadastrados e oito milhões de visitas únicas por mês.