De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem atualmente no Brasil mais de 20 mil provedores de internet, predominantemente de pequeno e médio porte, com mais de 23 milhões de pontos de acesso. O mercado de ISP (Internet Service Providers) é altamente competitivo, onde o preço e qualidade dos serviços são fatores determinantes.
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Neste cenário, está previsto para o segundo semestre deste ano a chegada de uma nova solução multi-tenant, projetada para agregar valor ao portfólio de provedores de internet no país através do fornecimento de soluções de atendimento ao cliente e comunicação unificada. A novidade foi desenvolvida pela Dígitro Tecnologia, empresa catarinense especializada no desenvolvimento de soluções para Jornada do Cliente e apresenta um potencial de triplicar o faturamento para ISPs.
A possibilidade de oferta de serviços de comunicação com precificação em Reais é particularmente vantajosa para as empresas, visto que garante uma previsibilidade de custos e evita surpresas desagradáveis de acordo com a variação cambial do Dólar, que tem variado bastante nos últimos dias. Além disso, a implementação da solução não requer grandes investimentos em infraestrutura adicional, permitindo que os ISPs aumentem suas margens de lucro apenas agregando soluções ao seu portfólio existente.
“Hoje o provedor de internet, para expandir, precisa passar mais cabeamento de fibra óptica, ampliar equipe, investir em equipamentos etc., o que acaba tornando suas margens muito pequenas. Acoplando a solução da Dígitro, o ISP pode ampliar a margem sem a necessidade de crescer a infraestrutura, apenas agregando tecnologia”, explica Agenor.
Cada provedor define suas margens sobre o incremento de serviços de acordo com seus objetivos, mas Agenor exemplifica a possibilidade de faturamento considerando que a oferta de planos exclusivamente de internet empresarial de pequeno porte, hoje, tem valor inicial entre R$ 150,00 e R$ 200,00 mensais. “Se neste mesmo pacote o operador incluir 20 usuários de comunicação unificada com mobilidade, troca de arquivos, conversas de voz e vídeo, troca de chats e salas de vídeo com gravação e transcrição de reuniões, ele pode multiplicar por três vezes o faturamento neste mesmo cliente, gerando uma margem líquida superior a 40%”, projeta o especialista.
Por ser uma solução multi-tenant, o software permite ainda que os provedores administrem múltiplos clientes a partir de uma única instalação, oferecendo flexibilidade e escalabilidade. Para operadores que atuem com parceiros e representantes em diferentes regiões, é possível criar uma segunda camada de administração, permitindo uma gestão local eficiente e ampliando o alcance dos serviços.
Com um prazo de implantação de aproximadamente 30 dias, os provedores serão capacitados para prestação de suporte nível 1 dos clientes, tendo treinamento do produto, acesso a configurações e ajustes do sistema. De acordo com Agenor, para questões mais complexas a fabricante ficará responsável pelo suporte nível 3. “A Dígitro estará junto com os provedores para qualquer eventualidade, garantindo um suporte 24 horas”, conclui.