Casos de sucesso

Distribuidora de bebidas otimiza serviços de vendas com câmera fotográfica

Solução desenvolvida em conjunto com a MC1 traz melhorias nos canais de venda.

A Vonpar Bebidas, distribuidora de bebidas,  sempre foi considerada pioneira na adoção de soluções de mobilidade, pois usava uma plataforma móvel de vendas há mais de 15 anos. Contudo, a empresa buscava aproveitar ao máximo os recursos de seu parque de dispositivos móveis, e faltava para tanto maior utilização de uma das funcionalidades, a câmera fotográfica. Foi quando decidiu desenvolver um módulo específico em sua solução móvel de vendas em conjunto com a MC1 – empresa de soluções de mobilidade e inteligência de mercado, líder na América Latina em soluções para a indústria de bens de consumo.

“Ao estudarmos melhor a rotina de nossa força de vendas e conversarmos com as áreas de negócios sobre o que poderia agilizar suas rotinas e interação com a equipe externa, saltou aos nossos olhos o bom uso que poderíamos fazer das câmeras fotográficas dos dispositivos”, explica o CIO do Grupo Vonpar, Ricardo Nizoli.

Há dois anos a empresa optou por equipar a força de vendas com equipamentos móveis robustos. De acordo com Nizoli, o principal motivo para a atualização dos dispositivos foi o elevado índice de quebras e furtos, pois os equipamentos eram mais voltados para uso pessoal que corporativo. A empresa resolveu essa questão e ainda conseguiu ampliar os recursos disponíveis nesses devices, o que poderia viabilizar novas funcionalidades em seus sistemas.

Além de visar à resolução em definitivo da questão das quebras e dos furtos, a escolha dos equipamentos levou em consideração as características técnicas dos dispositivos. “Sempre soubemos o que faríamos com o GPS e com o grande poder de processamento destes devices, mas a câmera no início não nos parecia ser algo de grande utilidade”, relembra Rubem Andrade, líder técnico do projeto na Vonpar.

Abrint reforça necessidade de isonomia no aluguel de postes em audiência na Anatel

“A agilidade trazida inicialmente já superou as expectativas, e é incrível que algo tão simples traga resultados tão expressivos”, comemora a gerente de Crédito e Cobrança da Vonpar, Margarida Dolejal. “Se antes levávamos dias para receber uma documentação, ou tínhamos um custo adicional locando digitalizadores em cada escritório de vendas, agora temos a documentação necessária imediatamente, e sem custos adicionais para a operação”, salienta Dolejal.