Mais de dois terços (71%) dos executivos de bancos da América Latina e 67% do mundo todo acreditam que irão perder participação de mercado dentro de dois anos se não investirem em digitalização. É o que mostra um novo estudo da Mambu, fintech de soluções bancárias na nuvem, e da The Financial Times Focus (FT Focus).
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O estudo “Evolua ou seja extinto”, consultou mais de 500 executivos sêniores de bancos do mundo inteiro, inclusive do Brasil, para compreender suas percepções do setor bancário atualmente e para o futuro.
Os resultados reforçam a urgência na modernização das ofertas dessas instituições, uma vez que 44% dos entrevistados da América Latina e 58% no mundo preveem o fim de seus negócios dentro dos próximos cinco ou dez anos, a não ser que mudem radicalmente seus modelos de negócio. Entre os entrevistados mundiais, 53% admitem estar correndo risco de perder as metas da transformação digital, índice também afirmado para 45% dos executivos latinos que foram entrevistados.
A pesquisa revela que a crise da covid-19 foi uma das influências mais importantes para o desenvolvimento de estratégias digitais. Os bancos aproveitaram a oportunidade para redefinirem seus relacionamentos com os clientes por meio da inclusão financeira. Em toda a região, 57% dos executivos veem o aumento da inclusão financeira como um dos maiores benefícios para a construção de um modelo bancário centrado no cliente por meio da transformação digital.
Boa parte (83%) dos líderes do setor de bancos de varejo da América Latina concordam que substituir modelos mais conservadores por um propósito social progressivo é vital para suas estratégias de crescimento. Isso ficou claro com a perda de importância de conceitos baseados somente em “lucro” e “aumento de ganhos” na lista de prioridades dos bancos, principalmente quando consideradas suas jornadas rumo a um modelo bancário centrado no cliente.
Progresso ainda é lento
O estudo destaca, contudo, o lento progresso nesta direção e os desafios que os bancos enfrentam ao se afastarem dos serviços tradicionais legais rumo ao digital. Menos da metade dos executivos entrevistados descrevem as estratégias digitais dos seus bancos como “maduras” ou “avançadas”. O estudo indica que é preciso um maior aproveitamento das oportunidades de inovação com o ecossistema de fintechs.
Mas, ainda que esses players visionários enxerguem os benefícios da transformação digital, percepções ultrapassadas acerca do setor bancário estão desacelerando o progresso em um momento em que as metas ESG e a experiência do consumidor são apontadas como os principais motores de crescimento do futuro.
De acordo com 78% dos executivos da América Latina e 74% do mundo, gigantes da tecnologia como Amazon e Google serão os donos das maiores fatias de mercado do setor bancário em apenas cinco anos. Segundo o estudo, esse é o momento ideal para os bancos fazerem investimentos significativos em suas ofertas digitais.
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