Análise Setorial

Domínio .COM é o mais arriscados para navegação

O quarto relatório anual da McAfee mostra que o domínio .COM é o mais perigoso; o domínio japonês (.JP) é o mais seguro pelo segundo ano consecutivo.

 

A McAfee divulga pelo quarto ano consecutivo o relatório intitulado ‘Mapeando os Perigos da Web’. O estudo, que analisou cerca de 27 milhões de páginas, revela que o domínio mais acessado é também o que apresenta maior risco, ou seja, 31% dos sites .COM são os mais arriscados.

De acordo com o estudo, os domínios .COM e .INFO são os mais arriscados, enquanto o domínio do Japão, .JP, é o mais seguro, pelo segundo ano consecutivo. A amostra registra que 6,2% dos 27 milhões de sites analisados apresentam riscos à segurança, um aumento de 5,8% em comparação ao ano anterior.

“Este relatório destaca a velocidade com que os cibercriminosos mudam suas táticas, para enganar o maior número de vítimas e evitar que sejam descobertos”, afirma Paula Greve, diretora de Pesquisas do McAfee Labs. “No ano passado, o domínio .VN, do Vietnã, era relativamente seguro. No relatório deste ano, já ocupa o terceiro lugar entre os mais perigosos.

Os alvos mais utilizados por cibercriminosos são regiões onde o registro de sites é barato e prático e, ainda, onde correm menos risco de serem descobertos. Diante disso, segundo Paula, um domínio seguro em um determinado ano pode tornar-se perigoso no ano seguinte. Um domínio de nível superior (também conhecido como TLD – Top-level Domain) é o código no final do endereço de um site, que indica o local em que o site está registrado.

Segundo o estudo, na maioria dos acessos os usuários não estão atentos ao sufixo TLD quando fazem pesquisas. Revela que muitos deles clicam no primeiro resultado que lhes pareça interessante. Isso faz com que fiquem vulneráveis a criminosos, que aperfeiçoam seus sites para que sejam evidenciados em mecanismos de pesquisa e aproveitam-se de erros de digitação, como .CM em vez de .COM.

Mudança no domínios de países

O relatório revela mudanças drásticas na classificação de domínios dos países, como por exemplo o domínio .VN, do Vietnã, que subiu do 39º para o terceiro lugar. Segundo a análise, 29,4% dos sites registrados nesse país são perigosos.

Em contrapartida, o domínio .SG (Cingapura) tornou-se mais seguro este ano, caindo da 10ª posição para a 81ª posição.  Atualmente, o processo de registro em Cingapura exige que qualquer site com domínio .SG tenha documentação apropriada. Isso ajudou a aumentar os níveis de segurança, de acordo com a Central de Informações de Rede de Cingapura.

Os domínios .TRAVEL e .EDU são os domínios mais seguros, com menos de 0,05% de sites infectados, ou seja, um em cada dois mil sites.

Segundo Paula, é possível que os usuários de Internet não saibam que a simples visualização de uma página pode ter consequências muito piores do que as imaginadas. “Os cibercriminosos preparam armadilhas ocultas por toda a Internet, destinadas a roubar senhas, dados bancários ou até mesmo identidades dos usuários”, alerta.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *