Iniciativa gratuita do UOL HOST dá o “pulo do gato” para pequenas e médias empresas aumentarem vendas pela internet neste período de Festas.
O UOL HOST (www.uolhost.com.br), empresa de hospedagem, serviços web e cloud computing do UOL (www.uol.com.br), disponibiliza o e-Book de Natal, guia gratuito desenvolvido para ajudar pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas online para o Natal. O download do e-Book pode ser realizado por meio do link http://www.uolhost.uol.com.br/academia/natal.
De acordo com pesquisa da consultoria e-bit, somente no primeiro semestre de 2014 o setor de e-Commerce arrecadou R$ 16 bilhões. A expectativa é que o ano encerre com o faturamento de R$ 35 bilhões e 104 milhões de compras via e-Commerce, o que representaria crescimento de 15% em relação a 2013.
“Diante desse cenário, concluímos que o Natal deste ano deve ser muito forte em termos de vendas online”, afirma Ricardo Dutra, diretor de marketing e negócios do UOL, destacando que “o intuito principal do guia é continuar ajudando empreendedores digitais a planejar e executar adequadamente suas estratégias de negócios para o Natal, com informações sobre preparação de estoque e logística, dicas para atendimento ao cliente e recomendações sobre as melhores formas de criar e divulgar promoções”.
O e-Book é dividido pelas seguintes temáticas:
– “Abasteça seu estoque” – Os primeiros passos são: controlar o estoque (fazendo um levantamento sobre quais são os produtos mais vendidos, os que mais têm a ver com o Natal e a quantidade disponível de cada item) para não faltar produtos nas prateleiras e negociar descontos com fornecedores.
– “Reforce sua logística” – É importante considerar a possibilidade de contratar mão de obra temporária para reforçar a equipe de logística, entrar em contato com as transportadoras para alinhar capacidade e período de entrega e incentivar o cliente a comprar com antecedência para que o produto chegue no prazo estimado, entre outras recomendações.
– “Atenção ao atendimento” – Os empreendedores devem divulgar todos os canais de atendimento (telefone, e-mail, chat online, Twitter e Facebook), criar uma área de “Perguntas Frequentes” para esclarecer dúvidas de forma rápida, produzir vídeos mostrando como o produto funciona, promover ações promocionais (sorteios, descontos ou frete grátis) com os consumidores e definir boas estratégias para divulgação dos produtos.
– “Use o poder do e-mail marketing” – Pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) aponta que o e-mail marketing é responsável por 10% dos negócios fechados para 50% das empresas que utilizam essa ferramenta. Neste contexto, é importante utilizar o e-mail marketing da maneira mais adequada (por meio da definição de layout, conteúdo e forma de personalização), evitando que a mensagem seja ignorada ou vá para a pasta de spam da caixa de e-mail dos consumidores.
– “Prepare-se para as liquidações de fim de ano” – A infraestrutura tecnológica dos e-Commerces deve estar pronta para suportar os picos de acesso e, principalmente, os descontos oferecidos devem ser reais (pois ainda há sites que aumentam o preço antes para baixar depois e essa prática não é recomendada).
– “Calendário: planeje-se na reta final” – Cronograma com uma lista de tarefas sugeridas para o empreendedor se programar da maneira mais adequada até o Natal.
– “Mantenha a calma em meio ao caos” – Dicas para o empreendedor resolver as pendências com tranquilidade, mesmo que esteja sobrecarregado em meio a excessivo número de tarefas a serem cumpridas.