Economia Digital

E-commerce precisa simplificar checkout para vender mais, afirmam especialistas

Executivas de Salesforce e Mercado Pago indicam que entender o comportamento do cliente até a confirmação da compra é uma das práticas essenciais para o sucesso do negócio  

A Salesforce, fornecedora soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), e o Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, organizaram um evento para debater sobre práticas no e-commerce. A visão das empresas é de que o checkout precisa ser mais simplificado para facilitar na hora da venda, principalmente em datas festivas, onde a concorrência de preços aumenta. 

De acordo com Adriana Nutzler, gerente sênior de Sucesso do Cliente na Salesforce, muitos clientes acabam desistindo de finalizar a compra na hora do pagamento por se incomodar com algum requisito, como solicitação de dados desnecessários. “O checkout foi simplificado ao longo dos anos, pois tudo em nossa vida virou uma questão de tempo, velocidade e fluidez”, explica. 

“Uma das exigências deste momento do varejo para o sucesso de um negócio é ter um checkout veloz e objetivo, entendendo o comportamento do consumidor até o final do processo, evitando assim a desistência do produto.” 

O setor tem que se acostumar também com outro fator: a inteligência artificial. Utilizar sistemas automatizados para a análise de insights, dados e métricas, que tendem a transformar a jornada da compra digital em um processo mais otimizado, é uma nova tendência dos varejistas. “O varejo tem passado por uma evolução, que torna cada vez mais importante simplificar a jornada do cliente. As tecnologias têm facilitado o estudo do comportamento dos consumidores, possibilitando a criação de novas estratégias para o e-commerce”, afirma Tatiane Souza, head de Parcerias Online do Mercado Pago. 

Há um aumento significativo no nível de exigência dos consumidores, o que pode ser considerado válido pela variedade de opções existentes no mercado. Ter uma base de dados integrada e parceiros que façam o seu e-commerce mais confiável tem fortalecido a relação com novos clientes, que antes da pandemia não realizavam ou não tinham o costume de comprar mercadorias online. 

 

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