Data é a segunda mais significativa para o comércio, perdendo apenas para o Natal.
Elas se desdobram em múltiplas funções, têm força e coragem, desempenham inúmeros papéis e sua importância é tão grande que o segundo domingo de maio é dedicado a elas: as mães. Para o comércio esta é a segunda data mais significativa, perdendo apenas para o Natal, o que a transforma em um momento oportuno para aumentar as vendas e, além disso, estabelecer fortes associações entre as mamães e as marcas.
Dentre os presentes mais procurados estão os itens de vestuários, calçados, acessórios, perfumes, flores, cosméticos, presentes criativos e artigos para o lar. Por isso as empresas desses segmentos precisam planejar e desenvolver suas campanhas, que devem ser direcionadas aos esposos, filhos, netos, entre outros. Porém, as ações de relacionamento devem ser orientadas para as mães. Para isso, um caminho diferenciado para isso é o uso de estratégias digitais.
De acordo com o Google Trends (ferramenta online de tendências do Google), a pesquisa pelos termos “dia das mães” e “presente dia das mães” inicia-se, em média, no dia 10 de abril e começa a ganhar volume logo após essa data. A partir daí, o público passa a dar mais atenção às comunicações sobre a comemoração e a campanha já pode ser lançada.
Algumas táticas que poderão aproximar sua empresa dos públicos-alvo são:
• E-mail marketing: organize uma lista somente com os contatos das mães e comunique-se com elas através do e-mail. As ações podem ser simples – como o envio apenas de uma mensagem personalizada – ou mais interativas, como integração com as mídias sociais e hotsites específicos. Independente da forma, evite os clichês e leve uma mensagem com a essência da sua marca;
• Mídias Sociais: frases prontas fazem sucesso nas redes. Crie mensagens relevantes que envolva o interlocutor e o motive para compartilhá-la. Você pode também divulgar algumas dicas de presentes como uma forma das mamães sinalizarem o presente que elas gostariam de ganhar;
• Concurso Cultural: apesar de exigir mais esforços, esse tipo de ação pode promover o envolvimento das mães com a empresa e ainda aumentar a visibilidade da marca, trazendo com isso melhores resultados e construindo associações fortes com a marca. Atente-se ao desenvolvimento de um regulamento adequado e seja transparente com as informações do concurso.
Esses são alguns caminhos possíveis para fortalecer o relacionamento com esse público pelo meio digital. Integrando as diferentes estratégias, como hotsites, links patrocinados, mídias sociais, e-mail marketing, bem como ações de comunicação offline que criem oportunidades de resultados ainda mais expressivos – o que proporcionará mais lembrança espontânea para a marca. O que sempre aconselhamos aos nossos clientes na S4W Marketing Digital é: faça alguma ação de relacionamento nesta data, de preferência inovadora, porque provavelmente a concorrência também fará.
*Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital, agência de marketing e branding