Segurança

Eleições: especialistas alertam sobre golpes online impulsionados por IA

Especialistas da Norton, marca de cibersegurança da Gen para consumidores, alertam sobre tentativas de golpes online visando os brasileiros às vésperas das eleições municipais programadas para 6 de outubro (domingo), com segundo turno marcado para 27 de outubro, se necessário. Segundo a empresa, a preocupação está na proliferação de vídeos gerados por inteligência artificial (IA).

CONTEÚDO RELACIONADO: Relatório da HP encontra evidências de uso de IA por hackers para gerar malware

Golpistas estão usando esses recursos para viralizar temas quentes nas eleições municipais. Ao combinar imagens e vozes de figuras conhecidas, os cibercriminosos buscam gerar mensagens que parecem autênticas, dificultando a distinção entre o real e o falso. O objetivo é roubar dados pessoais e de identidade, com o objetivo de cometer fraudes financeiras.

Em muitos casos, os cibercriminosos usam informações de dados vazados na dark web para personalizar ainda mais as mensagens e fazê-las parecer ‘mais reais’. Durante as eleições municipais, alguns golpistas podem ainda desenvolver campanhas com motivações políticas para influenciar os eleitores com desinformação.

A Norton alerta que, na era da inteligência artificial, até mesmo os internautas mais experientes podem ter dificuldades para distinguir mensagens legítimas de golpes meticulosamente elaborados. Além dos vídeos, os golpistas utilizam IA para criar mensagens de phishing convincentes.

Como o cibercrime usa a IA

De acordo com dados da Gen, aproximadamente 90% de toda a cibercriminalidade pode ser atribuída à manipulação humana. Existe uma tendência de que os golpistas estão adotando a IA para criar mensagens de phishing, golpes em redes sociais e fraudes por SMS personalizados, cada um adaptado ao seu público alvo específico e explorando vulnerabilidades das vítimas.

Até mesmo iniciantes estão utilizando ferramentas de IA que automatizam a criação de golpes, apontam especialistas da Norton. O acesso a essas ferramentas sofisticadas permite que eles criem fraudes muito além de suas habilidades e experiência, tornando-se assim uma ameaça significativa para todos.

Para ajudar a proteger as pessoas contra tentativas de golpes online, seja por meio de vídeos, mensagens em redes sociais, e-mails ou SMS, a recomendação é estar atento aos sinais de alerta que podem passar despercebidos:

  • Detectar e bloquear tentativas maliciosas de engenharia social, identificando e bloqueando malware, além de analisar o comportamento de arquivos e processos em tempo real.
  • Investigar a origem da informação do remetente da mensagem para garantir sua veracidade.
  • Manter sempre um certo nível de desconfiança e tentar descobrir a verdade por trás de mensagens aparentemente inocentes. Em geral, essas mensagens parecem vir de fontes confiáveis, com uma apresentação bem elaborada. A gramática é impecável, com um tom amistoso e pessoal, o que torna a mensagem incrivelmente realista.
  • Evitar clicar em links suspeitos, mesmo que a mensagem tenha um tom urgente. Os criminosos utilizam táticas avançadas de engenharia social, insistindo na necessidade de agir com urgência para aumentar o número de vítimas.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebook, LinkedIn 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *