A Eletronet, fornecedora de serviços de telecom, bateu a marca de 1 TB em tráfego de dados IP circulando por sua estrutura de rede, presente em 18 estados brasileiros. Com presença em 25 Pontos de Troca de Tráfego (PTT), 17 no Brasil e outros oito ao redor do mundo, a Eletronet é a operadora neutra que possui o maior número de PIXs entre os provedores nacionais de serviços de telecomunicação.
CONTEÚDO RELACIONADO: O papel da fibra óptica em instituições de ensino públicas e privadas
Segundo o gerente de produtos da Eletronet, Célio Mello, o volume de 1 TB é expressivo, principalmente por esse tráfego estar distribuído por todo o País, incluindo as regiões do território nacional que são carentes em ofertas de conexão, como cidades do interior e propriedades rurais.
A empresa conta com 17 mil quilômetros de fibra óptica em um backbone que usa de forma compartilhada as torres de eletricidade de estatais como Furnas, Eletronorte, Eletrosul e Chesf (concessão renovada em 2020 por mais 20 anos). A Eletronet também é referência na utilização da tecnologia OPGW (Optical Ground Wire ou fio de aterramento óptico).
Mello explica que o cabo OPGW tem a função de ser o para-raios das linhas de transmissão de energia e serve como canal de comunicação por meio de seu núcleo de fibra óptica. Instalado em linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão, o OPGW não sofre com problemas de vandalismo, é mais resistente e raramente apresenta falhas ou rompimentos. Também é imune a interferências eletromagnéticas e meteorológicas, como ventos, chuvas e gelo.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.