A TIM fechou o segundo trimestre de 2024 como a operadora que mais ganhou mercado no 5G. Com resultados significativos também no segmento pós-pago e avanços em inovação e experiência do cliente, a empresa tem mais um período de resultados operacionais e financeiros positivos, acima das expectativas do mercado.
CONTEÚDO RELACIONADO – Vivo tem lucro de R$ 1,2 bilhão no segundo trimestre, alta de 8,9%
O lucro líquido chegou a R$ 781 milhões, um aumento de 22,5% na comparação anual. A receita líquida de serviços* fechou em R$ 6,1 bilhões, alta de 7,2% A/A impulsionada principalmente pelo pós-pago – a receita do segmento* cresceu 10,1% em relação ao mesmo período de 2023. Houve evolução consistente da base de clientes, ampliando em 9% o número de usuários do pós-pago e chegando a um ARPU (receita média por usuário) superior a R$ 53. chegando a um ARPU (receita média por usuário) superior a R$ 53, excluindo M2M.
A estratégia de investimento no B2B, principalmente com a frente TIM IoT Solutions, é mais um destaque positivo. Os contratos com parceiros do segmento somam R$ 630 milhões, um crescimento de 10 vezes nos últimos dois anos. Só nos últimos 12 meses, houve um aumento de R$ 277 milhões.
“Tivemos mais um trimestre de resultados muito positivos, fruto da estratégia assertiva para acelerar a evolução da TIM, baseada nos pilares de melhor serviço, melhor rede e melhor oferta. Nesse sentido, consolidamos nossa liderança absoluta no 5G, ativando quase uma cidade por dia e nos destacando na experiência do cliente. Estamos prontos para entregar novidades no portfólio, liderando novamente os movimentos do mercado com ofertas disruptivas. No B2B, firmamos novos acordos para soluções IoT e confirmamos os benefícios da transformação digital com nossos parceiros, alcançando maior eficiência operacional de forma mais sustentável. A importância de focarmos cada vez mais na agenda ESG, aliás, ficou evidente com a tragédia climática vivenciada no Rio Grande do Sul. Graças à resiliência da nossa infraestrutura e dedicação do nosso time, conseguimos restabelecer a conectividade e seguimos apoiando o Estado e nossos colaboradores. Estamos orgulhosos das nossas entregas e prontos para um semestre com ainda mais inovação”, destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
A tecnologia de quinta geração acaba de completar dois anos no Brasil e a TIM segue como protagonista, sendo a operadora que mais ganhou mercado no segmento nos últimos 12 meses, com crescimento acima de 3 pontos percentuais. Líder no 5G, a companhia ativou quase uma cidade por dia no trimestre, alcançando 353 municípios e 60% da população urbana do país, com cerca de oito mil antenas licenciadas.
A TIM é ainda a única operadora a cobrir todos os municípios do Brasil com o 4G e tem a rede mais premiada nos rankings de institutos independentes. Para destacar essa solidez da infraestrutura, acabou de lançar a campanha “Surpreenda-se com a líder em 5G”, protagonizada por seus embaixadores IZA e Marcos Mion. Os filmes destacam o Test Drive TIM, ação inédita que, desde o ano passado, permite que clientes da concorrência testem gratuitamente os serviços da TIM por 30 dias.
Agronegócio
No segundo trimestre de 2024, a TIM alcançou a marca de 17 milhões de hectares cobertos com 4G, oferecendo soluções completas para mais de 40 empresas agrícolas. O projeto 4G TIM no Campo também beneficia mais de 1,6 milhão de pessoas em 983 municípios de 15 estados.
Dentre os novos contratos, estão a Trapview, especializada em controle de pragas. A multinacional oferecerá a primeira armadilha conectada com NB-IoT no Brasil, permitindo monitoramento digital e previsão de pragas com uso de inteligência artificial.
A tecnologia vem trazendo melhores resultados para os parceiros, inclusive, em temáticas ESG – também relevantes para a TIM. Com a conectividade da operadora, a Usina Santa Adélia, uma das principais agroindústrias do setor sucroenergético, observou uma redução de 30% na ociosidade dos motores das máquinas e de 5% no consumo de diesel, contribuindo para a diminuição das emissões de CO2. Além disso, a iniciativa disponibilizou internet de qualidade para mais de 280 mil pessoas nas comunidades vizinhas.
Logística e cidades inteligentes
Outra importante frente da TIM IoT Solutions é o setor de logística. A TIM se tornou referência na conectividade de estradas e conta com 4,7 mil quilômetros cobertos, em parceria com diferentes concessionárias.
No trimestre, a empresa implementou ainda a primeira rede privativa industrial 5G nos portos da América Latina para a Brasil Terminal Portuário (BTP). As atividades no terminal de contêineres em Santos (SP) se tornaram mais eficientes com aumento significativo na capacidade da rede e redução da latência.
Em Utilities, a TIM se destaca na habilitação de soluções para smart cities. Já são mais de 217 mil pontos de iluminação inteligentes comercializados por todo o país.
A TIM alcançou 62 milhões de usuários móveis no segundo trimestre de 2024, com destaque para as adições líquidas do pós-pago, que superaram 2 milhões de novos acessos nos últimos 12 meses. O ARPU móvel chegou a R$ 31,2 – a melhor do mercado – com avanço de 6,8% A/A. Houve crescimento em todos os segmentos, com aumento anual de 4,0% no pré-pago (R$ 14,9) e 1,8% no pós-pago (R$ 43,9). Excluindo acessos M2M, o ARPU pós-pago chega a R$ 53,4.
Apostando em parcerias com outras grandes marcas, que trazem conteúdos relevantes para os clientes, a empresa prepara um reposicionamento no pós-pago chamado “de entrada”, lançando, em breve, um novo portfólio para o TIM Controle. O objetivo é manter a migração do pré-pago para o pós-pago em evolução – houve alta de 14,5% nesse tipo de movimentação na base nos últimos 12 meses.
Ultrafibra
Na ultra banda larga residencial, a TIM fechou o trimestre com crescimento anual de 8,0% na receita, totalizando R$ 234 milhões. A base de clientes também evoluiu ano a ano, alcançando 798 mil usuários, enquanto o ARPU chegou a R$ 98,6, o maior desde o lançamento do serviço. Já são 737 mil usuários conectados em FTTH, aumento de 14,7% A/A.
Seguindo a estratégia de crescer com qualidade, a companhia expandiu a TIM UltraFibra para mais 76 cidades no trimestre, dentre elas 51 municípios nos estados de Bahia, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. A ampliação é acompanhada de um novo portfólio, que destaca a simplicidade dos planos, a liberdade de escolha e as altas velocidades já consagradas no mercado. Para anunciar as novidades, uma campanha com Marcos Mion mostra que a conexão residencial da TIM transforma qualquer casa na mais “ultra” da rua.
Participe das comuni IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn, WhatsApp e X (Twitter).