Estratégias

Embratel inaugura novo data center para oferta de serviços em nuvem

Infraestrutura de R$ 100 mi fica na capital paulista.

A Embratel anunciou na quarta-feira (26) o lançamento de um novo data center na capital paulista, dedicado à oferta de serviços a clientes corporativos. Resultado de um investimento direto de R$ 100 milhões, o Data Center Lapa ocupa 7 mil metros quadrados, tem capacidade para 150 mil servidores virtuais e amplia a oferta da Embratel, que passa a ter uma estrutura ainda mais robusta, com cinco data centers no País.

O novo centro é resultado de um processo de expansão de rede e de infraestrutura da Embratel de olho em tecnologias que agregassem mais valor às soluções oferecidas. O novo data center oferecerá serviços de TI em nuvem, com destaque para Hosting (monitorado e gerenciado), Disaster Recovery, Moving e Cloud Computing (IaaS e SaaS).

“O lançamento é um importante marco para a Embratel, que reforça sua oferta de serviços para o segmento corporativo, incluindo serviços de gerenciamento de infraestrutura TI e cloud computing”, diz José Formoso, presidente da Embratel.

O data center foi desenvolvido para atender clientes corporativos (públicos e privados). Está programado também para hospedar e processar informações geradas pelos durante os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, evento que terá patrocínio do consórcio Embratel-Claro na categoria telecomunicações.

Infraestrutura
A plataforma de cloud da Embratel foi instalada em São Paulo no novo data center de classe mundial TIER 3, interligada a outras plataformas de cloud da América Móvil instaladas em data centers em Bogotá, Buenos Aires e México. “Nossos clientes corporativos agora têm acesso a uma infraestrutura sem igual no País”, diz Ney Acyr Rodrigues, diretor executivo da Embratel Empresas.

O data center paulista está interligado aos outros quatro por meio de backbone IP com tecnologia OTN (Optical Transport Network), e alcance de até 120 Tbps. Os cinco centros estão localizados no Rio de Janeiro (2), Campinas  (1) e São Paulo (2) e atendem demandas internas e de clientes das empresas do grupo América Móvil (Embratel, Claro e NET). O monitoramento contínuo tem apoio e suporte de 130 profissionais especializados, assistidos por outros 220 profissionais brasileiros e 50 internacionais.

A Embratel investiu em soluções para proteger o novo data center contra eventos como incêndios, falhas de energia e catástrofes naturais. Possui sistema inteligente de detecção precoce de incêndio por aspiração – por meio de supressão de gás FE25 – e três níveis de alarme que, em casos emergenciais, são disparados imediatamente antes mesmo do sistema de extinção.

Em relação a eventuais quedas de energia, possui redundância para entrega de energia, tendo além da concessionária mais três grupos de geradores, com 2.000 KVA, associados a dois tanques diesel com 30 mil litros cada e capacidade suficiente para mantê-lo funcionando por três dias ou por período ininterrupto a partir de novos abastecimentos de diesel.

O processo de climatização, assim como as soluções de energia, foi projetado pela Schneider Electric, e contempla três chillers (equipamentos que resfriam a água e, com isso, eliminam o calor) com capacidade de 450 TR´s (tonelada de refrigeração), dedicado para equipamentos de alta densidade (Blade Center) por meio de 12 equipamentos in-row de capacidade de 15 TR´s instalados corredores quentes.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *